Ciência e Tecnologia

Hoje à noite acontecerá a chuva de meteoros Delta Aquáridas e é assim que você poderá vê-la

0

Muito conhecida como Delta Aquáridas, o fenômeno ocorre todos os anos entre os meses de julho e agosto, e para a felicidade de vocês, esse ano irá acontecer entre os dias 28 (hoje) e 29 de julho. Essa chuva de meteoros é uma das principais para o hemisfério Sul, e nem pela quantidade de meteoros que caem por hora, mas sim pela fácil visibilidade.

Mas como esses meteoros caem de modo que possamos vê-los? Bom, existem muitos cometas e asteroides que ficam vagando pelo Sistema Solar, e na viagem dos mesmos pelo espaço, ficam alguns detritos, formando nuvens de poeira. No exato momento em que a Terra, em sua translação ao redor do Sol, cruza tais nuvens, elas entram em nossa atmosfera em alta velocidade, dando origem aquelas maravilhas que nós vemos no céu.

Também são conhecidos como estrelas cadentes, mas quando um desses meteoros é grande o bastante para resistir a velocidade e chegar ao solo, o meteoro passar a ser denominado como meteorito, os mesmos que são encontrados aqui na Terra e estudados por cientistas.

Para vocês terem uma ideia, estima-se que 45 toneladas de meteoros entram na nossa atmosfera todo dia, porém, a maioria deles se queima a uma altura entre 50 a 100 quilômetros. Mas nós temos chances de sermos atingidos por um meteorito? Felizmente, a maioria deles caem no mar, e as chances de sermos atingidos por um é quase zero.

O curioso é que nessa época acontecem mais fenômenos como esse. Como o próprio nome diz, o “chuveiro” de onde os meteoros saem está localizado na constelação de Aquário, bem próximo à quarta estrela mais brilhante. Tal chuva pode estar associada ao cometa 96P/Macholz, que tem período orbital de pouco mais de 5 anos e está a mais de 850 milhões de quilômetros na direção da constelação de Gêmeos, podendo ser vista apenas por telescópios.

O máximo teórico previsto é de incríveis 20 meteoros por hora, que são rápidos e fraco. Felizmente, pelas condições, esse ano eles estarão mais propícios a serem observados. Para ver uma chuva dessas é preciso estar em um lugar escuro, mas se a Lua estiver iluminada, não podemos ver os meteoros. A boa notícia é que até a Lua parece estar conspirando a nosso favor, já que está saindo da Nova, indo para o Quarto Crescente, e irá se esconder antes da meia noite, a hora ideal para ver a chuva de meteoros.

O que eu devo fazer para conseguir assistir a chuva de meteoro Delta Aquarídeos? Primeiramente chame aquela pessoa que você gosta, seja sua namorada(o), amigos ou até mesmo sua família. Tente arranjar um acento ideal, como uma cadeira de praia, por exemplo. Em um lugar escuro, posicione a cadeira para o Leste, pois assim você pode ter uma visão ampla do céu. Chegue ao local escolhido meia hora antes para que sua visão possa se adaptar a escuridão, cerca de 10h30 da noite. A Lua vai ser por às 23 horas, deixando as estrelas mais visíveis. À meia noite, a constelação estará no ponto mais alto do céu, o zênite.

Esse mapa celeste diz respeito ao céu de sexta-feira (28) às 22h30, na região de São Paulo. Nas Regiões do norte deve aparecer mais alto, o para o sul mais baixo. E aí, preparados para ver uma bela chuva de meteoros essa noite? Tudo o que podemos desejar para vocês é boa sorte!

7 coisas mais bizarras encontradas congeladas no gelo

Artigo anterior

7 coisas mais obscuras que aconteciam nos “Freak shows” do passado

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido