• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Ideias e invenções que parecem modernas mas são antigas

POR Pietro Bottura    EM Mundo Afora      09/12/14 às 19h25

Nós adoramos pensar que vivemos no futuro e temos a tecnologia jamais pensada por nenhum humano, como microondas, smartphones e drones, mas isso não é verdade.

Apesar de muita coisa genial ter sido criada somente no último século, isso não significa que elas só foram idealizadas recentemente: os rascunhos de Leonardo Da Vinci, que datam de mais de 500 anos atrás, por exemplo, foram os primeiros a pensar no que hoje seria um helicóptero, algo que você talvez não soubesse. Confira abaixo outras 7 coisas que parecem novidade, mas que na verdade são (quase) mais velhas que o Sílvio Santos:

Computadores

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Um dos mais antigos que se tem conhecimento foi encontrado por pescadores em ruínas gregas submersas, e é um aparelho de bronze que servia para calcular a ocorrência de eclipses. O detalhe é que o artefato tem em torno de 2 mil anos de idade, mas pode ser até mais antigo que isso.

Robôs

palomaarquitas

Uma das mais antigas abordagens sobre o tema é de Arquitas Tarento, filósofo grego que morreu em 327 a.C. e "sonhou" com máquinas robóticas voadoras, inclusive criando um pássaro de madeira que voava a mais de 200 metros de altitude.

Geladeiras

School of Neon Fusiliers

Fazedores de gelo e refrigeradores podem ser algo clássico de nossa era, mas existem desde 400 a.C., quando os persas pegavam gelo de rios congelados e os colocavam em "yakhchals", estruturas em formato cônico que mantinham o gelo sem derreter, abaixo do solo, refrigerando todo o cone, que era usado para guardar alimentos e deixar bebidas geladinhas.

Grafitti

Pompeii-street-graffiti-631.jpg__800x600_q85_crop

Não, não foi o Banksy ou o Basquiat que popularizaram a arte, que existe desde civilizações ancestrais, como as de Pompeia e Éfeso, onde mensagens e desenhos eram deixados como forma de protesto e, mais comumente, para fazer propagandas de bordeis.

Pasta de dente

75e7e6ddb6945e92b2b080527db386ca

Foi criado pelos egípcios, que também fizeram o protótipo das escovas de dente e escolheram a menta como sabor ideal para o bom hálito, que também tinha em sua receita flores. Já as escovas eram originalmente galhos ou pedaços de madeira com pelos de animais, e foram inventadas pelos babilônios, há 5.500 anos.

Ralador de queijo

IMG_2865

Assim como a pizza, essa é uma invenção bastante antiga, que já aparece em uma peça de Aristófanes, em 411 a.C.

Relógios

08153024027587

As minúsculas engrenagens de um relógio mecânico já existiam, apesar de não serem assim tão portáteis: o primeiro modelo do tipo tinha 9 metros de altura e funcionava com água e mercúrio, tendo sido construído pelo astrônomo e relojoeiro Su Sung.

Até então, as horas tinham durações diferentes e eram quase sempre estimadas, o que mudou graças à essa futurística invenção.

 

E aqui você conhecer a história de 10 invenções importante que foram descobertas totalmente por acaso.

Próxima Matéria
Pietro Bottura
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você


Fatos + Deezer (Podcast)

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+