Notícias

Idoso de 90 anos viraliza na internet com comemoração de “mesversários”

0

Hédio Francisco Nunes viralizou na internet no ano passado, quando chegou aos 90 anos e começou a ganhar “mesversários” temáticos. O idoso que possui 7 bisnetos, 16 netos e 5 filhos decidiu que queria ter as comemorações após ver a festa que fizeram para comemorar o primeiro mês de vida de seu bisneto, Arthur.

“A minha irmã mais nova, Márcia, teve um neto, o Arthur, e fizemos uma festa do Mickey para ele. Aí, o pai disse: ‘Só fazem para criança? Não fazem para velho?'”, disse Nádia Marisa Koche Nunes, de 62 anos, filha de Hédio.

Em agosto de 2021 aconteceu o primeiro “mesversário” de vô Hédio. O idoso até usou orelhinhas iguais às do Mickey durante o evento. “Ele veste a camisa mesmo”, destaca Nádia.

A filha mora na mesma casa que o pai, em Criciúma (Santa Catarina), e é responsável por idealizar e organizar as festas, o que acontece sempre à noite, depois que vô Hédio está dormindo. “É sempre uma surpresa, ele não sabe nem o dia nem o tema”, explica.

Nádia também cuida do look usado pelo idoso durante a comemoração. Todo material utilizado para fazer a decoração dos mesversários é com o material EVA, e de acordo com a família, com muito amor, carinho e dedicação com Hédio.

Hédio nasceu em 14 de julho. Por isso, os “mesversários” acontecem sempre perto desse dia. “Quando a gente não faz, ele fica chateado. Já ameaçou não tomar banho e não fazer a barba”, disse a filha. “Se a data se aproxima, ele já lembra”, acrescenta.

Mêsversário se tornou sucesso nas redes sociais

Foto: Arquivo Pessoal

A história do idoso viralizou nas redes sociais após uma de suas netas, Amanda Milanez, compartilhar fotos dele durante os “mesversários” no Twitter. 

Ao longo da tradição, o idoso já ganhou festas com diversos temas. Entre eles estão surfe, baralho, México, comida árabe e Páscoa. No entanto, ao ser perguntado sobre qual deles foi o seu favorito, vô Hédio responde sem demora: “Chaves”.

Hédio é fã de chaves e assiste ao desenho até hoje. No ano de 2012, Ana Cristina, neta de Hédio, levou o avô para conhecer mais sobre o ídolo de perto.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Aninha CK (@aninhack)

A neta do idoso afirma que eles tiveram dias incríveis no México e que, na época, o avô teria dito que “Chaves era o único seriado que não tinha palavrões”, e por isso ele gostava tanto do dono do barril.

“Ele sempre foi de querer viajar e fazer coisas novas. É muito ativo e brincalhão. Quando se aposentou, aos 70 anos, foi para a Disney. Depois, ficou 22 dias em uma excursão para Santiago de Compostela [na Espanha]”, afirma Nádia.

Saúde do idoso

Foto: Reprodução

No entanto, a vida de aventuras foi pausada pela pandemia, não só por causa da Covid-19, mas também porque Hédio sofreu um AVC (acidente vascular cerebral) nessa época. Foi naquele momento que Nádia decidiu morar com o pai, que antes vivia sozinho. “A gente teve que se recriar para fazer com que ele não caísse em depressão”, afirma.

Em janeiro de 2022, o idoso também teve Covid, o que o impediu de realizar atividades básicas do dia a dia. “Ele voltou a não andar, a usar fralda, como quando teve o AVC. Mas agora está bem, só que ainda tem dificuldade para se locomover”, contou a filha. “A gente comemora cada dia bem vivido dele, é uma alegria para nós”, completa.

Ao ser questionada sobre o tema do próximo “mesversário”, Nádia não respondeu de imediato, isso porque o pai estava na frente dela. Mas assim que Hédio saiu, ela contou: “A gente vai vestir ele de Zorro, porque ele adora o seriado”.

Para Nádia, a alegria do pai ao comemorar cada mêsversário passa a mensagem de que “mesmo apesar da idade, os idosos continuam vivos e tendo prazer de viver”.

Fonte: R7, ND+

Mineira de 12 anos salva gato que caiu em bueiro

Matéria anterior

Jovem resolve 3 cubos mágicos enquanto faz malabarismo

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos