CuriosidadesLugares e Construções

Ilha Wilhelmstein, o melhor lugar para se isolar durante a pandemia

0

A Ilha Wilhelmstein, uma ilha artificial no Lago Steinhuder, na região de Hanover, no noroeste da Alemanha, é, de acordo com o portal de notícias Odditycentral, o lugar perfeito para se isolar durante a pandemia ocasionada pelo novo coronavírus.

A ilha surgiu em 1761, quando o Conde Wilhelm von Schaumburg-Lippe, governante do Condado de Schaumburg-Lippe-Bückeburg – e um importante comandante militar na Guerra dos Sete Anos -, ordenou a construção de uma fortaleza militar no meio de Steinhuder Meer, o maior lago do norte da Alemanha.

A formação do complexo militar de defesa consiste em 16 ilhas, as quais foram construídas sobre grandes fundações de pedra, que foram transportadas para certos pontos do lago por embarcações de pescadores locais.

A fortaleza militar, em forma de estrela no meio da ilha principal, mais tarde, tornou-se um colégio militar projetado para treinar líderes das próximas gerações. Em meio a toda a trajetória, a Ilha Wilhelmstein foi utilizada como fortaleza militar apenas uma vez, em 1787, durante o Cerco de Hesse, para manter afastadas as forças sitiantes do Duque de Hessen-Kassel.

Após a morte de Wilhelm e a transferência da escola militar para o continente, a fortaleza foi convertida em uma prisão estadual, que por estar cercada de água acreditava-se ser à prova de fuga.

A ilha, anos depois

No início do século XIX, as 16 ilhas artificiais foram fundidas em uma única ilha retangular, o que promoveu uma ampliação do espaço disponível e, consequentemente, ajudou a estrutura a suportar melhor a fúria dos elementos naturais.

Em 1867, todos os presos foram transferidos para outras prisões e foi exatamente aí que o “renascimento” da Ilha Wilhelmstein como atração turística começou. Em apenas algumas décadas, a ilha artificial se tornou um dos destinos mais populares para turistas de toda a Alemanha e de outros lugares do mundo.

Em 1900, já com uma certa popularidade, o local passou a ser cenário para inúmeras celebrações matrimoniais.

Embora os descendentes do conde Wilhelm von Schaumburg-Lippe tenham vendido o lago Steinhude para o distrito de Hannover em 1974, a fim de evitar a expropriação, a Ilha Wilhelmstein permanece sendo propriedade da família Schaumburg-Lippe. A fortaleza, atualmente, é administrada por um oficial de justiça da ilha do tribunal principesco, em Bückeburg.

Atualmente

Hoje, a Ilha Wilhelmstein continua sendo uma das atrações mais bonitas de toda a Alemanha. Aqueles que querem visitar a área, precisam se deslocar em barcos. A fortaleza foi transformada em um belo museu, o que torna o tour pelo local ainda mais prazeroso.

Também é permitido passar algumas noites na ilha, afinal, há acomodações suficientes para aqueles que adoram usufruir de belas paisagens. Vale ressaltar também que, nas redondezas, os turistas têm à disposição uma gama de restaurantes, cafés e bares.

O lugar também é excelente para praticar esportes, como, por exemplo, o ciclismo. Há inúmeras pessoas que oferecem passeios de barcos a vela e outras atividades.

Com a pandemia ocasionada pelo novo coronavírus, inúmeros alemães passaram a visitar o local com uma maior frequência – que, por ser pequeno, impõe facilmente as medidas que impedem a transmissibilidade do vírus.

Esse asteroide vai passar tão perto da Terra que pode até destruir satélites

Matéria anterior

Polvos sentem dor física e emocional, de acordo com estudo

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.