Curiosidades

Isso é o que acontece com o cérebro de quem sabe mais de uma língua

0

Atualmente, umas das coisas mais importantes na hora de formação profissional é saber, pelo menos, uma segunda língua. Geralmente os pais colocam seus filhos bem novinhos para aprender um segundo idioma e quando adolescentes, e ainda não sabem, procuram o curso mais próximo para não ficar para atrás. Todos sabem que aprender um segundo idioma é muito importante, mas você sabe o que ele causa em nossa mente? Provavelmente não, mas nós temos a resposta.

Uma estudiosa e psicóloga da Universidade Estadual da Pensilvânia chamada Judith Kroll, mostrou que quando você aprende duas ou mais línguas, elas podem entrar em conflito no seu cérebro.

língua

Se você sabe uma segunda língua provavelmente já deve ter passado pela situação onde você tenta lembrar de uma palavra no seu idioma de origem, mas só consegue lembrar dela no segundo idioma. Quando você precisa reproduzir essas palavras sem pensar muito, acaba misturando as duas línguas e você acredita que existe algo de errado com você, mas pode ficar calmo, não existe.

Por que isso acontece?

língua

É bem simples a explicação. O cérebro está sempre tentando facilitar as coisas para você. Ele provavelmente é fã de quem defende o esperanto (língua artificial criada para ser o idioma universal). O grande problema é que existem duas palavras com mesmo significado e as vezes o caminho que você escolhe pode não ser o caminho mais simples para o seu cérebro e por conta disso ocorre a confusão.

Imagine que você é um guerreiro uma história medieval e adore aventuras. Em um ponto da história você deve escolher entre dois caminhos: o primeiro vai fazer você chegar no objetivo de forma rápida e sem perigos, o segundo é o lugar onde existem várias aventuras e você é uma pessoa que adora aventuras. Seu cérebro iria querer que você sobreviva, mas uma parte de você quer muito ir para aventura. É justamente nessa hora que você vai ficar em dúvida e não vai saber qual escolher.

Os estudiosos chamam isso de “função executiva”, que é o cérebro agindo nos seus pensamentos para escolher a opção mais eficiente e tirando tudo que é desnecessário.

E aí, você já aprendeu um segundo idioma? Já teve algum desses problemas? Comenta aí.

7 coisas que você pode fazer com o mel e não sabia

Matéria anterior

O que acontece quando alguém bebe oxigênio líquido?

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.