Ciência e TecnologiaCuriosidades

7 coisas que você pode fazer com o mel e não sabia

0

O mel é aquele produto natural amarelinho em tom pastoso produzido pelas abelhas que é utilizado para diversos fins. Com certeza você já deve ter experimentado essa maravilha amarelada.

As abelhas são tão importantes para a o equilíbrio da vida na natureza que a humanidade não consegue imaginar como seria o mundo se elas fossem extintas. Até mesmo a NASA já enviou abelhas para o espaço.

Você sabia que o mel tem utilidades que vão além de ser um adoçante ou acompanhamento para o café da manhã? Confira a listinha que nossa redação separou para você com algumas coisas que você pode fazer com o mel e não sabia:

1 – Tratamento estético

mel-beneficios-e-aplicacoes-de-beleza-e-estetica1

De acordo com a tecnóloga de alimentos, Lázara Batista dos Santos, em entrevista ao portal G1, o mel é uma ótima dica caseira de beleza para cuidar da pele. Basta misturar 1 colher de amido de milho, 1 de mel e adicionar água até a mistura ficar no ponto de creme.

2 – Eliminar espinhas e cicatrizes

mel01

O mel consegue reduzir algumas cicatrizes deixadas pelas acnes, desde que não sejam muito profundas. Aplicado na pele e misturado com um pouco de canela(que possui manganês, uma substância que alivia a produção da oleosidade da pele) ele consegue combater o surgimento de espinhas no seu corpo.

3 – Dor no dente

8731-dor-de-dente-nao-tem-hora-para-surgir-e-slider_medias-1

Dá para reduzir a dor no dente usando mel. Para isso, misture uma colher de canela com cinco de mel e aplique no dente que está com dores latejantes.

4 – Combate à queda de cabelos

cabelo_-_crescer_-_queda_-_banana_ovo_e_cerveja_escura

Para quem sofre com a perda de cabelos ou a calvície, o mel pode dar uma ajuda a reduzir essa queda nos fios. Para isso, aplique uma pasta de azeite de oliva, uma colher de mel e um pouquinho de canela em pó(misturados) no couro cabeludo. Depois disso, deixe agir por 15 minutos e depois lave.

5 – Tratamento de queimaduras

Remédios-pele-queimada

De acordo com um estudo feito na Unidade de Pesquisa do Mel, na Universidade de Waikato, na Nova Zelândia, o mel pode ser mais potente que antibióticos e não possui efeitos colaterais no tratamento contra queimaduras.

6 – Acaba com a tosse

tosse

De acordo com a otorrinolaringologista Tanit Sanchez, em entrevista ao programa Bem Estar, “usar o alimento contra a tosse não é um mito: ele realmente funciona, principalmente se a tosse for mais seca. Isso acontece porque o mel consegue proteger as mucosas da garganta e melhorar a irritação.”

7 – Ajuda a dormir melhor

dormir-bem-euro-colchoes

Segundo um estudo realizado com crianças, o mel provou ser eficaz na melhora do sono de pessoas que têm gripe. Ele ajuda a reduzir aquele incômodo da inflamação e o inchaço na garganta.

Você já experimentou mel? O que achou destas utilidades que ele possui? Mande seu comentário para gente!

Por onde anda o bebê que estampou a capa do cd “Nevermind” do Nirvana?

Matéria anterior

Isso é o que acontece com o cérebro de quem sabe mais de uma língua

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos