A Fatos Desconhecidos já explorou as propriedades e os efeitos do café nos seres humanos em diversas oportunidades. Já falamos dos efeitos estranhos que o café pode causar no corpo humano e até mesmo o que acontece se uma pessoa beber cinco litros de café. Sendo uma das bebidas mais consumidas no planeta, o café conquista diversos apreciadores e até pessoas que não conseguem passar um dia sem um copinho ao menos.

Você pode até reconhecer vantagens dos efeitos do café no corpo, mas sabia que deixar de consumi-lo pode te deixar mais saudável e até mesmo mais feliz durante o seu dia? Talvez você não consiga nem considerar essa opção por causa do hábito ou mesmo do vício na bebida, mas os efeitos podem realmente ser positivos.

No começo, seu corpo pode reagir mal à falta de café, mas com o tempo, irá se acostumar e pode colher benefícios incríveis por causa da ausência da bebida com tanta frequência. Se você é viciado e não vive sem café, pode estar atrapalhando o seu rendimento, ao invés de melhorando.

Os primeiros sete dias

Na primeira semana sem beber café, seu corpo irá sentir alguns efeitos negativos. Mas fique tranquilo, não é nenhum problema real, ele está apenas se acostumando a funcionar naturalmente, sem as alterações que o café estava lhe causando.

Prisão de ventre

1

Publicidade
continue a leitura

A cafeína estimula a atividade intestinal e você pode ter os hábitos de ir ao banheiro um pouco alterados após parar com o café. Durante os primeiros dias sem a bebida, você pode sofrer com prisão de ventre e dificuldade para evacuar, já que não tem mais o estímulo do composto químico.

Agitação

2

Quem bebe café, sabe que só uma pequena quantidade da bebida já pode ser suficiente para provocar um estímulo no humor. Por conta disso, os primeiros dias sem consumir seu cafezinho pode ser bem difícil. Pela falta da cafeína, você pode ficar muito agitado e irritado com facilidade. Mas calme, isso tudo vai passar em breve e os benefícios vão chegar.

Dificuldade de pensamento

3

Além de estimular o intestino e o humor, como já vimos, a cafeína também provoca um aumento de intensidade na atividade cerebral. Ao cortar o café, os primeiros dias podem ser de problemas de memória ou falta de concentração em suas funções e responsabilidades.

Publicidade
continue a leitura

Depois de sete dias

Após os primeiros dias sofridos na sua batalha contra o hábito e o vício de beber café, você vai começar a reparar os verdadeiros benefícios. Depois de tanto sofrimento pela abstinência, seu corpo vai apresentar os sinais de melhoria.

Dentes mais brancos

4

Como um consumidor de café, possivelmente você terá os dentes mais amarelados do que quem não tem o hábito de beber. É claro que a cor do dente não depende só do café, mas de uma série de alimentos e corantes que você consome. A redução do café, porém, pode representar a diferença no branqueamento dos seus dentes.

Publicidade
continue a leitura

Aumento de produtividade

executive-education-productivity

Apesar das dificuldades de manter o humor e a claridade das ideias nos primeiros dias de abstinência, a sua produtividade irá aumentar sem café. Pode parecer estranho para quem associa o consumo da bebida a estar ativo, mas após o pico de efeito, a cafeína provoca uma queda no rendimento do corpo. Sem o café, você mantém a produtividade e não sofre com essa falta de energia.

Mais calma

5

O consumo de cafeína estimula as glândulas suprarrenais, que liberam hormônios como a adrenalina. Isso significa que se você consumir menos café, estará mais calmo e sofrerá menos com problemas como ansiedade.

Será que vale a pena diminuir ou até mesmo cortar o café na sua rotina para colher esses benefícios? Se você tem dúvidas, pode começar substituindo a bebida por opções sem cafeína e aprender a se acostumar.

Publicado em: 04/07/16 17h27