• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Isso é o que aconteceria se você tivesse nascido no espaço

POR Mateus Graff    EM Ciência e Tecnologia      05/10/17 às 18h14

A Fatos Desconhecidos já fez uma matéria falando sobre como seria se uma pessoa nascesse em Marte, mas e se um bebê nascesse no espaço? Será que ele seria igual a nós? Ele teria uma vida normal? A resposta é não! Se uma pessoa nascer no espaço, sua vida seria um tanto complicada.

Primeiramente, esse bebê teria de ser feito aqui na Terra. Isso por que a ausência de gravidade torna um tanto desconfortável ter relações íntimas. Em segundo lugar, os espermatozoides humanos precisa de gravidade para migrar até o óvulo, o que dificulta ainda mais a fertilização no espaço. Em terceiro lugar, mesmo que a fertilização aconteça, é mais difícil o desenvolvimento do bebê aconteça pelo fato de não existir o fluxo adequando de fluídos no corpo da mãe.

Mas vamos supor que esse bebê de algum jeito nasceu no espaço, como ele seria?

Ok, vamos supor que um bebê tenha nascido no espaço. De começo, o bebê iria sofrer de enjôo de movimento, também conhecido como mal do movimento. Em um ambiente com gravidade 0, os fluídos no nosso ouvido interno que são responsáveis pela percepção do equilíbrio simplesmente flutuam, causando desorientação. Para uma criança nascida no espaço, isso seria desconfortável se eles retornassem a Terra, onde existe gravidade.

Ratos nascidos no espaço já foram estudados, e observou-se que eles tinham menos problemas ao se acostumar por causa do pouco peso, mas mesmo assim eles tinham problemas com a orientação e equilíbrio.

Além disso, esse bebê seria um pouco diferente de quem nasce na Terra. Os fluídos do nosso corpo são puxados para baixo devido a gravidade, o que não é possível no espaço. Esse bebê teria corpo e rosto inchados. Além disso, uma vez que o coração não precisa trabalhar contra a gravidade no espaço, os tornaria mais pálidos e fracos. Devido ao aumento da pressão arterial em nossos corpos, os olhos se protuberariam e o cérebro não seria tão eficiente.

Raios solares

A radiação do Sol, quando não protegida pela camada de ozônio, teria resultados desastrosos. Os ratos que foram expostos aos níveis de radiação mostraram uma maior probabilidade de sofrer de Alzheimer. Os astronautas da ISS, tiveram uma degradação do sistema imunológico e do número de glóbulos brancos. O homem ainda não conseguiu descobrir um jeito de se proteger contra as grandes quantidades de radiação de períodos longos no espaço.

Resumindo, caros amigos, um bebê nascido no espaço teria sérios problemas. Ele não desenvolveria equilíbrio, visão e nem consciência de movimento. Estar dentro do útero no espaço também teria consequências por causa da produção de sangue, comprimento da coluna, massa óssea e força cardíaca. Os humanos pode até ser inteligentes, mas ainda não são capazes de nascer em um ambiente de gravidade 0.

Mas e aí, você tinha ideia do que aconteceria se um bebê nascesse no espaço? Não esqueça de deixar o seu comentário!

Próxima Matéria


Matérias selecionadas especialmente para você

Mateus Graff
https://www.instagram.com/mateusgraff/ https://www.facebook.com/mateus.adjutomartinsgraff
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.

Fatos + Deezer (Podcast)

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+