A existência persiste como a grande questão da humanidade. De onde viemos e para onde vamos?
Não sabemos a origem do Universo. A ciência explica o Big Bang. Mas não os acontecimentos antes da grande explosão.
Para Michael Heller o mistério divino está justamente aí. Nada surge do nada. Algo proporcionou o Big Bang e antes disso, Deus é o responsável por criar todas as condições para a origem do Universo, incluindo o Big Bang.
O polonês sustenta seus argumentos divinos partindo dos pressupostos científicos, na sua obra “Teologia da Ciência”.
Tanto os cientistas quanto os religiosos mais radicais não aceitam com bons olhos a teoria de Michael.
Mas contrariando muitos pensamentos ortodoxos, o próprio Papa Francisco, líder da Igreja Católica, afirmou que a Teoria do Big Bang é real e que acreditar nela, não vai contra os conceitos cristãos.
Segundo matéria publicada pelo jornal O Globo, o pontífice afirmou que “o Big Bang, que hoje temos como a origem do mundo, não contradiz a intervenção do criador divino, mas sim o exige. A evolução na natureza não é incompatível com a noção de criação, pois a evolução exige a criação de seres que evoluem.”
Em outras palavras, o Papa esclareceu que “quando lemos a respeito da criação em Gênesis, corremos o risco de imaginar que Deus era um mágico, com uma varinha mágica capaz de fazer tudo. Mas isso não é assim.”
A religião começa a estender a sua mão para a ciência. A ciência será capaz de fazer o mesmo gesto?
E você? O que pensa sobre a teoria de Michael Heller? É possível acreditar em Deus e nos princípios da evolução e criação do Universo? Não esqueça de deixar o seu comentário sobre o tema.