• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

É possível viajar no tempo?

POR Rafael Miranda    EM Ciência e Tecnologia      07/11/14 às 20h42

A viagem no tempo é uma questão polêmica na ciência: seria realmente possível? Físicos e filósofos tendem a acreditar que não, especialmente por causa do paradoxo descoberto por Kurt Gödel em 1949, conhecido como "paradoxo dos avós", onde um viajante do tempo poderia impedir seus avós de se conhecerem, evitando, assim, seu próprio nascimento.

Agora, cientistas mostraram, pela primeira vez, que dois fótons que viajam no tempo poderiam interagir em um um nível quântico. Em 1991, foi previsto pela primeira vez que a viagem no tempo seria possível no "mundo quântico", porque as partículas quânticas se comportam de maneira quase totalmente diferente dos outros reinos da física.

photons1

Existe uma outra opção, sugerida por Einstein junto com o físico Nthan Rosen, através de um buraco de minhoca, que funciona como um atalho através do espaço e do tempo. Apesar de não termos descoberto nenhum até agora os buracos de minhocas não são descartados.

Vamos entender um pouco sobre os buracos de minhocas: Como já falamos aqui a viagem para o passado parece ser praticamente impossível, então convenhamos que pudéssemos criar um buraco de minhoca, ele só nos permitiria viajar de volta no tempo até o instante em que foi criado. Então nunca poderemos ver os momentos históricos da humanidade.

Próxima Matéria
Rafael Miranda
Criando forças para segurar o forninho de cada dia. Instagram: @rafaelmiranda17
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+