O paradoxo do avô é possível? Matemático italiano sugere solução para hipótese de viagem no tempo

Avatar for Bruno DiasBruno DiasCuriosidadesjaneiro 14, 2025

O paradoxo do avô é uma das questões mais conhecidas da ficção científica e da física teórica. Ela intriga pesquisadores há tempos, mas agora, Lorenzo Gavassino, matemático italiano, veio com uma solução inovadora para essa questão. Ele se baseou na  segunda lei da termodinâmica que dita que a desordem, também chamada de entropia. Conforme Gavassino, a reversão da entropia nas viagens no tempo acaba com os problemas causais e garante a consistência da linha do tempo.

Para quem não sabe do que se trata o paradoxo do avô, ele foi um conceito que ficou bem popular nas histórias de ficção, no século XX, com um ensaio a respeito de um viajante do tempo que muda os eventos do passado e impede que ele exista. Por exemplo, um viajante no tempo que volta e interrompe que seus avós se casem, o que gera uma contradição de que: se ele não nasceu, como ele poderia ter voltado no tempo?

De acordo com Gavassino, a resposta para esse enigma é vista nas leis físicas que regem o comportamento da matéria e da energia. Portanto, ele faz a exploração das CTCs, ou curvas temporais fechadas, que é um conceito da física que dá a possibilidade de as trajetórias voltarem para o ponto de partida no espaço-tempo.

Paradoxo do avô

Mistérios do mundo

Ainda conforme o matemático, a segunda lei da termodinâmica impede que as contradições continuem e exige que tudo que foi feito, na viagem do tempo, seja revertido, até mesmo apagar completamente a memória de quem fez a viagem no final dela.

Como dito, o paradoxo do avô é uma questão sem resposta há tempos. Então, não é de se surpreender que antes de Gavassino várias outras hipóteses para resolvê-lo foram postuladas. Dentre as mais conhecidas está a feita pelo filósofo britânico David Lewis em 1976. Conforme ele, mesmo que o viajante tivesse o poder físico para mudar o passado, seria logicamente impossível que ele conseguisse.

Outra possível solução para o paradoxo do avô foi apresentada na década de 1980 pelo físico russo Igor Novikov. Ele propôs o Princípio da Autoconsistência, que diz que qualquer ação que o viajante do tempo tenha feito, já faria parte da linha do tempo original, o que não causaria contradições.

Fonte: Exame 

Imagens: Mistérios do mundo

Seguir
Sidebar Buscar
Carregando

Signing-in 3 seconds...

Signing-up 3 seconds...