Curiosidades

Estudo mostra que usuários de drogas psicodélicas tendem a ter uma melhor saúde física

0

Milhões de pessoas, ou até mesmo bilhões, usam drogas de todos os tipos. Entre drogas ilegais e provindas do submundo, até chegar no cafezinho de cada dia. As drogas podem causar diferentes efeitos para o nosso corpo. A maioria deles as pessoas já sabem.

E um ramo crescente de pesquisas sobre drogas tem mostrado que as experiências com drogas psicodélicas podem ser boas ou ruins, assustadoras e desconfortáveis. Mas que levam a melhorias.  Os efeitos podem ser variados, mas as drogas prometem sensações difíceis de se encontrar em outras experiências.

Estudo

Como por exemplo, de acordo com uma pesquisa, o uso de drogas psicodélicas está associado com uma melhor saúde física. Contudo, a causa dessa relação ainda não está clara.

“Recentemente, houve pesquisas promissoras sobre os benefícios para a saúde mental dos psicodélicos clássicos, mas muito pouco se sabe sobre como os psicodélicos clássicos podem impactar os resultados de saúde física a longo prazo. Estou curioso para descobrir”, disse Otto Simonsson, da Universidade de Oxford, autor do novo estudo.

Para fazer esse estudo os pesquisadores analisaram dados de 171,766 adultos que responderam a Pesquisa Nacional sobre Uso de Drogas e Saúde, entre 215 e 2018, nos Estados Unidos. Essa é uma pesquisa que é feita anualmente para medir a prevalência do uso de substâncias e problemas de saúde mental nos EUA.

A pesquisa pergunta aos participantes se eles já usaram drogas psicodélicas. Além de coletar outras informações, como por exemplo o estado geral de saúde e índice de massa corporal.

Melhor saúde

Os resultados mostraram que aproximadamente 14% de todos os participantes disse ter usado uma substância psicodélica clássica pelo menos uma vez. Como por exemplo o LSD, mescalina, psilocibina que é a presente em cogumelos mágicos, ou então DMT.

Depois que os pesquisadores controlaram uma série de variáveis, como idade, sexo, renda familiar, educação e uso de outras drogas, eles descobriram que os participantes que disseram ter usado uma droga psicodélica tendem a ter uma saúde melhor em comparação com aquelas pessoas que nunca fizeram uso dessas substâncias.

Além disso, os participante que tinham usado alguma droga psicodélica também tiveram chances significativamente menores de estar acima do peso.

“Os achados sugerem que o uso de um psicodélico clássico está associado a uma série de desfechos de saúde física. No entanto, deve-se ter cuidado ao inferir causalidade”, disse Simonsson.

Observações

Mesmo assim, essa relação dos dados limita a interpretação dos resultados. Baseado em pesquisas anteriores, os pesquisadores acreditam que essa “experiência transcendente ocasionada por psicodélicos clássicos pode resultar em mudanças de longo prazo no comportamento de saúde que contribuem para uma melhor saúde física”.

Entretanto, também é possível que as pessoas que tem uma saúde física melhor sejam mais propensas a usarem substâncias psicodélicas quando comparadas com as que tem uma pior saúde física.

“A questão principal ainda é se os psicodélicos clássicos impactam positivamente os resultados de saúde física a longo prazo, que precisam ser testados em ensaios duplo-cegos, randomizados e controlados por placebo. Estamos sempre abertos a colaborações com outras equipes de pesquisa”, concluiu Simonsson.

7 fatos sobre a Pocah do BBB 21

Artigo anterior

9 personalidades que abandonaram os estudos

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido