Fatos Nerd

John Wick 4 deixou uma dúvida, o que é Baba Yaga?

0

Filmes de ação são lembrados pelas lutas do bem contra o mal, por muita velocidade, brigas, armas e várias doses de adrenalina. Mas nem só de explosões e confrontos mortais são feitos esses filmes. No caso de “John Wick 4: Baba Yaga”, além de ser um grande sucesso e ser bastante aclamado, o filme deixou uma dúvida em muitos espectadores. O que Baba Yaga significa?

Significado

Deadline

Essa palavra está no nome do filme dirigido por Chad Stahelski e funciona como se fosse um apelido para John Wick, que é o melhor assassino treinado que existe. O que Baba Yaga significa no contexto do filme é “Bicho-Papão”, ou seja, uma criatura bastante assustadora que vive nas sombras e ataca quando a pessoa menos está esperando e sempre de uma maneira fatal.

Toda essa explicação também pode ser uma descrição do próprio John Wick. Por conta disso que seus inimigos ficam sempre aflitos ao escutarem o termo Baba Yaga.

Origens

Dark side

Mesmo que em John Wick Baba Yaga seja usado como um sinônimo para Bicho-Papão, na realidade, sua origem não tem a ver com isso. Ela é vista como uma bruxa da floresta, mas sua história é bem antiga e variada. Por conta disso, ela é vista como boa ou má, dependendo da situação.

Em 1755, foi a primeira vez que Baba Yaga apareceu. Essa aparição foi no livro “Gramática Russa” de Mikhail V. Lomonosov. Nele, a figura aparece como tradição folclórica eslava, mas não tendo correspondência em outras mitologias, o que mostra ainda mais a singularidade de Baba Yaga. No livro, ela não é vista como uma deusa, mas sim como um ser mágico que pode voar com a ajuda de alguns instrumentos como um almofariz, que é como se fosse um pilão, ou então um caldeirão.

Segundo as lendas que envolvem Baba Yaga, ela normalmente é descrita como uma mulher velha, com aparência desagradável e que, várias vezes, é relacionada com o canibalismo. Tanto é que, em algumas versões, a bruxa já ofereceu um braço humano como refeição a uma garota. Em contrapartida, em algumas lendas, Baba Yaga ajuda as pessoas puras de coração e tem o poder de sentir o “cheiro russo” das pessoas que se aproximam dela.

Essas não são as únicas versões da lenda. Em outra, Baba Yaga é, na realidade, três irmãs que têm o mesmo nome e moram em casas idênticas perto uma da outra. Essa descrição se parece com as lendas das górgonas gregas.

Além desses, tem uma versão da lenda que relaciona Baba Yaga com conhecimentos ancestrais envolvendo poderes sobrenaturais. Dentre esses poderes está o de comandar três cavaleiros: o cavaleiro branco do amanhecer, o cavaleiro vermelho do nascer do sol e o cavaleiro negro do anoitecer. Nessa vertente, Baba Yaga é vista como um ser poderoso e importante.

Mesmo que seja bem difícil saber qual é realmente a origem da lenda, os historiadores acreditam que ela era vista como uma divindade poderosa por vários povos, quase se assemelhando a uma deusa. Contudo, à medida que o cristianismo se espalhou pela Europa, Baba Yaga começou a ser demonizada e temida pelas pessoas.

Representação

Hellboy Wiki

Por ter várias lendas sobre Baba Yaga, ela acabou se tornando uma personagem bastante usada nas histórias em quadrinhos, filmes, jogos e livros.

Além do filme John Wick, ela também é mencionada no HQ de “Hellboy”. Ela aparece, pela primeira vez, no Volume 3, em 1998. Nessa história, Hellboy viaja para a Rússia para acabar com os sequestros de crianças na região. No país, ele vai até um cemitério frequentado por Baba Yaga e confronta a bruxa.

Em “Sandman”, ela faz uma pequena aparição no Volume 2. Nela, um avô está contando para a neta a história de um jovem apaixonado chamado Vassily. Esse jovem estava à procura da garota e nessa procura ele encontra várias pessoas, dentre elas, Baba Yaga.

Fonte: Tecmundo, Dark side

Imagens: Deadline, Dark side, Hellboy Wiki

Em aniversário de 102 anos, idosa revela o segredo para longevidade

Artigo anterior

Sentença de 30 anos de prisão é dada para operadores de IPTV pirata

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido