Macaco da Neuralink joga videogame com o cérebro, segundo Elon Musk
Tempo de leitura:2 Minutos, 32 Segundos

Macaco da Neuralink joga videogame com o cérebro, segundo Elon Musk

inteligência artificial (IA) é uma tecnologia que possibilita que máquinas adquiram conhecimentos, por meio de experiências, se adaptem às condições e consigam desempenhar tarefas como os seres humanos. Parece uma ideia promissora, mas assim como os robôs, ainda existe uma certa preocupação sobre o quanto esse tipo de tecnologia pode evoluir. E claro, se isso significaria que as máquinas podem ultrapassar os seus criadores.

Ninguém sabe dizer ao certo até onde essa inteligência pode chegar. Mas a revolução que ela está fazendo em nosso mundo é bastante real. Tanto que as pessoas ainda estão aprendendo qual é a melhor forma de usar as redes neurais artificiais.

E um dos empresários mais dedicados a projetos ousados e futurísticos é Elon Musk. O dono da SpaceX é conhecido por querer levar os humanos a todos os lugares que forem possíveis no espaço. Contudo, ele também tem outros projetos além desse.

Macaco

O empresário disse que ele tem uma startup chamada “Neuralink” e que ela trabalha com estimulação cerebral. Essa empresa está fazendo seus avanços. Já pensou em ter o seu cérebro e o seu computador interligado? Pode parecer algo que só veríamos nos filmes de ficção científica. Mas essa realidade não está tão longe assim, pelo contrário, está perto do que nunca. Se depender de Elon Musk, muito em breve, já teremos pessoas usando implantes cerebrais.

E em uma aparição no aplicativo Clubhouse, Musk disse que sua startup implantou um dispositivo no cérebro de um macaco que permite que ele jogue videogames com sua mente.

“Temos um macaco com um implante sem fio no crânio com fios minúsculos que pode jogar videogame com sua mente”, disse Musk.

Essa declaração fez com que uma nova onda de burburinhos a respeito da Neuralink começasse. A empresa estava quieta desde que revelou que tinha dispositivos experimentais implantados em porcos no ano passado.

No entanto, Musk fez questão de frisar, assim como fez quando revelou a respeito dos porcos, que os animais estavam bem depois de terem os implantes colocados em seus cérebros.

“Você não consegue ver onde está o implante e ele é um macaco feliz. Temos as melhores instalações de macacos do mundo. Queremos que eles brinquem com o mind-Pong um com o outro”, ressaltou.

Projeto

Ainda não se sabe quanto tempo levará até que um dispositivo esteja maduro o suficiente para ser colocado nos humanos. Isso claro supondo que esse implante seja bem sucedido. Além disso, nessa entrevista, Elon Musk deu declarações abertas a várias interpretações. O que é difícil de analisar.

“Há versões primitivas deste dispositivo com fios saindo da cabeça, mas é como um Fitbit em seu crânio com fios minúsculos que entram em seu cérebro”, disse ele.

Embora Musk esteja empolgado com os avanços da Neuralink, ele sabe que o projeto futurista levará algum tempo para obter a aprovação e ser 100% seguro. Mas o empresário não desiste da ideia do chip porque, como ele mesmo diz, o sistema pode ser benéfico para os humanos. E pode até mesmo ser usado no tratamento de distúrbios cerebrais.