Ciência e Tecnologia

Maior chuva de meteoros do ano está prestes a acontecer e você poderá vê-la

0

Durante esta semana, na madrugada de quinta (11) para sexta-feira (12), a chuva de meteoros Perseidas poderá ser vista nos céus de todo o mundo. Normalmente, a Perseidas já é um dos maiores eventos anuais mais impressionantes de luzes nos céus, mas em 2016 será ainda mais impressionantes. Os cientistas estão prevendo que, neste ano, em alguns locais do globo poderão ser visto até 200 meteoros por hora, em ambientes com o céu mais escuro.

De acordo com o expert em meteoros da Agência Espacial Norte Americana (NASA), Bill Cooke, a chuva de meteoros Perseidas é uma das mais populares do ano. Especificamente em 2016, irá ocorrer uma chamada explosão. Isso quer dizer que até o dobro de meteoros podem aparecer no céu.

Anualmente a chuva de meteoros Perseidas aparece nos céus, quando a Terra passa por uma zona de detritos deixada pelo comenta Swift-Tuttle. Esse ano, a camada de detritos será mais densa, o que que causará a explosão que permite ver ainda mais meteoros no céu.

Quando ver a chuva de meteoros?

perseid-meteor-shower

A Terra irá já está passando pelos rastros do comenta Swift-Tuttle desde 17 de julho e vai continuar nesse espaço até 24 de agosto. Porém, a área mais densa, repleta de poeira e pedaços de gelo, será atravessada pelo nosso planeta no dia 12 de agosto. Isso significa que será o momento em que poderemos ver mais meteoros num curto espaço de tempo.

Os meteoros vêm da constelação de Perseus e vão poder ser vistos no céu por volta de 0h30 e 2h30 da madrugada. Eles poderão ser vistos em todo o céu, mas já que tem origem na constelação Perseus, ela pode servir de guia para que você consiga vê-la com mais facilidade.

No hemisfério norte, a chuva de meteoros será vista com mais facilidade, mas em qualquer lugar com o céu muito escuro será possível a visualização dos detritos espaciais no céu. Durante a lua cheia de 18 de agosto, será permitido ver novamente a chuva, com menos intensidade.

O que você precisa para ver a chuva de meteoros?

perseid-4abc72171997e4c2

O ideal é que você encontre um lugar com a melhor vista para o céu aberto, segundo Bill Cooke. De preferência áreas escuras e afastadas, sem a forte iluminação das cidades. Também é ideal que você possa se sentar confortavelmente para assistir o evento.

Instalado num lugar escuro e confortável, seus olhos vão precisar de cerca de 30 minutos para se acostumar com o ambiente escuro, então é importante ter um tempo para se preparar. Quanto mais tempo você passar no ambiente aberto, mais meteoros irá conseguir ver. Na explosão da chuva Perseidas, é provável que cerca 150 meteoros sejam vistos por hora, o que significa de dois a três por minuto.

E aí, você vai arrumar um tempinho na agenda da madrugada para assistir aos meteoros? Se a NASA está alertando que um dos mais bonitos do ano, talvez realmente valha a pena o esforço, não é mesmo?

8 coisas que só as pessoas da madrugada vão entender

Matéria anterior

7 novos recursos que estarão em Pokémon GO

Próxima matéria

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.