Curiosidades

Mais tubarões matam humanos ou mais humanos matam tubarões?

0

Tubarão ou cação é o nome dado vulgarmente aos peixes de esqueleto cartilaginoso e com corpo hidrodinâmico, pertencentes à superordem Selachimorpha. Sabe-se que os tubarões estão vivos no planeta Terra há muitos anos, mais ou menos há 400 milhões de anos.

Eles estão na Terra há muito mais tempo que os humanos. Mas será que isso quer dizer que eles são mais letais e melhores em sobreviver? A maioria das pessoas temem esses animais e não querem encontrar um nunca na vida. Mas você já parou para pensar se o tubarões matam mais humanos, ou se humanos matam mais tubarões?

Quem mata mais

Bioicos

A resposta direta, com números é: os humanos matam 97 milhões de tubarões anualmente, enquanto esses animais mataram cinco pessoas em 2018. Essa estimativa é a mais recente de todas e se baseia em um estudo de 2013.

Como resultado, o estudo mostrou que nas 8.760 horas de um ano, 11,073 tubarões são mortos por humanos a cada 60 minutos. Além disso, o estudo ainda aponta que os estimados 97 milhões de tubarões mortos é um número conservador. Nesse ínterim, o estudo defende que o número pode ser de 273 milhões por ano.

Estima-se que entre 6,4% e 7,9% da população mundial de tubarões seja morta todos os anos. Esse ritmo de abate é bem maior do que o ritmo que algumas das espécies caçadas conseguem se reproduzir.

Humanos

Szpilman

Nesse sentido, um dos principais motivos para a caça de tubarões são suas barbatanas. Isso porque, em países da Ásia, como China e Vietnã, se estabelecem um dos maiores mercados de carne de tubarão. Ademais, nesses lugares existe a iguaria culinária que é a sopa feita com as barbatanas de tubarões.

Por conta disso, um quilo de barbatanas vale 1.100 dólares no mercado, mesmo essa parte sendo entre 1 e 5% do peso total do tubarão. Como a barbatana chega a ser mais valiosa do que o resto do tubarão, os pescadores fazem um prática chamada “finning”, onde eles cortam somente as barbatanas dos tubarões e jogam o animal, muitas vezes vivos, de volta ao oceano.

Além do comércio, outras práticas que levam à morte esses animais são a pesca ilegal e o bycatch, que é quando uma grande rede é jogada ao mar e sem querer acaba capturando um tubarão. Dessa forma, se estima que quase metade das mortes de tubarões pelo mundo aconteça por conta do bycatch.

Tubarões

Veja

Nessa conta das mortes de tubarões, os brasileiros também têm sua parcela de culpa. Até porque, nosso país é o maior importador de carne de tubarão do mundo e o 11° maior produtor.

Segundo dados de 2017, estima-se que pelo menos 45 mil toneladas de carne de tubarão eram destinadas ao consumo nacional todos os anos. O mais curioso é que grande parte dos consumidores nem ao menos sabem que aquilo que chega à sua mesa é carne de tubarão.

De acordo com uma pesquisa feita no mercado Municipal de Curitiba em 2017, 70% dos consumidores não tinham a menor ideia de que quando compravam cação, na realidade, estavam comprando carne de tubarão.

Isso acontece porque o produto que os consumidores brasileiros conhecem como cação é, na verdade, uma variedade grande de peixes. Por exemplo, um estudo feito em 2018 analisou amostras de cação no comércio e nos barcos pesqueiros da região sul do Brasil. Com isso, eles descobriram que o “cação” correspondia a 20 espécies diferentes, sendo que 40% delas eram espécies em risco de extinção.

Em comparação com esses números de morte de tubarões, os animais foram responsáveis por apenas cinco acidentes fatais com humanos em 2018.

Fonte: Superinteressante

Imagens: Szpilman, Veja, Bioicos

Enxame de abelhas invade quarto de apartamento em Santa Catarina

Matéria anterior

Histórias inacreditáveis de quem desceu as Cataratas do Niágara

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos

Fatos Desconhecidos Nós gostaríamos de enviar notificações dos últimos conteúdos e atualizações que fazemos.
Dismiss
Allow Notifications