Curiosidades

O que é o efeito lunar e o que ele tem a ver com ataques de tubarões?

0

lua é um dos corpos celestes mais pesquisados. Ela tem uma função importante para a Terra, visto que influencia marés, movimenta os oceanos e é responsável pela vida nos mares. Além disso, também faz com que a Terra mantenha seu eixo, sem titubear. Várias das coisas que acontecem estão ligadas a esse efeito lunar, já outras, com o efeito das marés.

Como exemplo desse panorama, depois de mais de 50 anos de ataques de tubarões, os pesquisadores finalmente descobriram que esses animais mordem mais humanos quando a lua está mais cheia.

“Não é uma questão de mais luz à noite para os tubarões verem. A maioria dos ataques de tubarões ocorre à luz do dia”, explicou o ecologista Steve Midway, da Louisiana State University.

Efeito lunar

Brasil de fato mg

Então qual é o motivo? Não se sabe ao certo. Essa relação pode ser aleatória, ou então pode ser resultado do efeito lunar. Sabe-se que o efeito lunar é uma relação comprovada entre as fases da lua e a atividade de animais e plantas no nosso planeta.

A priori, esse efeito pode parecer uma coisa sobrenatural. No entanto, existem boas razões para suspeitar que realmente um tipo de corda invisível do nosso satélite natural esteja manipulando a vida aqui na Terra.

De acordo com uma meta-análise recente, pode-se constatar evidências convincentes de que as marés gravitacionais podem mudar a forma como os animais e as plantas dormem, se movem e crescem. Contudo, a forma exata como isso acontece ainda é um mistério.

O que parece ser mais influenciado por esse efeito lunar é a vida marinha, incluindo os tubarões. Tanto que, seus movimentos e padrões naturais de alimentação foram ligados aos ritmos lunares.

Tubarões

Folha

Ainda assim, os tubarões não são os únicos animais grandes que mudam seu comportamento por conta desse efeito lunar. Os surfistas são alguns que sofrem o maior impacto da lua, justamente por que as melhores condições para o esporte coincidem com um maior número de ataques de tubarões.

“Embora isso não seja uma evidência firme de ataques de tubarão ocorrendo preferencialmente durante períodos de maior iluminação lunar, ou seja, uma lua cheia, esses resultados são a primeira avaliação global a relatar qualquer evidência de ataques de tubarão correlacionados à fase da lua e, como tal, garantem mais investigação”, disseram os pesquisadores.

Ademais, é importante notar que, por mais aterrorizantes que sejam, as mordidas de tubarões são relativamente raras. Eles têm um papel vital nos ecossistemas oceânicos como predadores de ponta, mas várias dessas espécies estão passando por declínios populacionais ou por mudanças nos seus habitats.

Observações

Waves

Embora os incidentes de ataques de tubarões estejam aumentando, os humanos nadaram com tubarões sem ter nenhum incidente com muito mais frequência do que se imaginava. Até porque, eles não são conhecidos por atacar humanos como presas. O que acontece é que, às vezes, os tubarões confundem as pessoas com suas possíveis presas.

Agora, mais pesquisas são necessárias para que se descubra o que realmente está acontecendo e qual é o verdadeiro alcance desse efeito lunar. Até porque, qualquer possibilidade de reduzir essas interações prejudiciais vale a pena ser estudada.

Fonte: Science Alert

Imagens: Brasil de fato mg, Folha, Waves 

Conheça o sapo de vidro

Artigo anterior

Lillördag: conheça o segredo nórdico

Próximo artigo