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Marido cria cadeira ‘off-road’ para garantir que esposa cadeirante visitasse lugares inimagináveis e agora seu invento está sendo produzido em massa 

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Algumas coisas podem parecer simples para a maioria das pessoas e podemos nem pensar nelas como um sonho. Como por exemplo, caminhar, ir ao cinema, viajar para algum lugar ou ir à praia. Mas existem aquelas pessoas que têm algumas limitações e sonham em fazer essas coisas que nem imaginamos o quão empoderadoras podem ser. Pessoas cadeirantes, por exemplo, têm suas dificuldades de locomoção e alguns lugares podem parecer distantes para eles.

Cadeirantes são as pessoas que usam constantemente uma cadeira de rodas para se locomover de um lugar para outro. E segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no nosso país, existem cerca de 24,5 milhões de deficientes físicos e desse total, a maioria deles faz o uso da cadeira de rodas para se locomover.

Com o desenvolvimento tecnológico avançando, a vida foi ficando mais fácil para as pessoas que usam cadeiras de rodas, já que existem vários modelos com diferentes funcionalidades. Mas não são todas as pessoas que podem comprá-los, ou não são todas as necessidade que esses modelos atendem.

Viajar para um lugar com neve, fazer trilhas ou ir até montanhas parecem programas impossíveis para os cadeirantes, mas não deveriam ser. E graças a “Not-A-Wheelchair” não é.

Cadeira

Em uma tradução livre, “Not-A-Wheelchair” quer dizer “não é uma cadeira de rodas“. E realmente ela não é. Na verdade ela é um veículo off-road que foi projetado especialmente para fazer com que pessoa que tem paralisia consigam a liberdade de ir para qualquer lugar que quiserem.

Quem criou essa “bike elétrica potente para todo tipo de terreno” foi Zack Nelson. Ele fez o veículo para a sua esposa Cambry quando eles ainda eram apenas namorados. A maior parte da vida adulta de Cambry ela passou em uma cadeira de rodas.

A mulher diz que experimentou um outro nível de liberdade quando usou a “Not-A-Wheelchair”. E que superou obstáculos que antes pareciam ser invencíveis para ela. E ela conseguiu fazer isso sem nenhuma dor no ombro.

Produção

Depois de testarem muito o veículo e terem sucesso, Cambry e Zack o chamaram de “The Ring” e começaram a produzi-lo em massa, sempre melhorando o design.

O “The Ring” é elétrico e consegue ir de 15 a 30 quilômetros com uma bateria. E de 40 a 50 quilômetros com duas. Tudo dependendo do terreno, peso do passageiro e o peso da carga, já que o veículo tem um sistema que permite que o dono coloque cadeiras de roda, coolers, equipamentos para acampar, e mais qualquer coisa que quiser. O limite de peso para o “The Ring” é de 100 quilos.

Ele tem uma estrutura de alumínio, para-choques e pneus para uma moto off-road de 10 centímetros. Ele tem 1,5 metros de comprimento e 76 centímetros de largura, o que faz com que as pessoas precisem de um porta-malas grande.

Funcionamento

Ela foi construída com peças de bicicleta, então precisa de manutenção e cuidados, como se fosse uma bicicleta. Mas no geral, tudo é bastante simples. Por mais que a “Not-A-Wheelchair” consiga atravessar todo tipo de terreno, ela tem um pouco de dificuldade com areia ou neve, por serem muito moles.

Trata-se de um veículo silencioso e que não atrapalha as pessoas conversarem enquanto caminham ou fazem uma trilha, por exemplo. O casal criador já experimentou a cadeira em várias viagens. Eles foram duas vezes para o Havaí, a testaram em montanhas e na neve também. Em todos os terrenos eles tiveram bons resultados.

Acessível

O casal diz que existem poucos veículos off-road adaptados. E os que existem são muito caros ou lentos. Então criar a “Not-A-Wheelchair” surgiu dessa vontade e necessidade de uma forma de locomoção mais ágil e barata.

“O maior desafio foi o preço. Queríamos criar algo acessível. Encontrar componentes de qualidade e um design simples o mais barato possível demorou bastante tempo. Mas acho que agora temos algo que todos poderão usufruir, a uma fração do custo de outras ‘cadeiras de rodas off-road’ atualmente no mercado”, disse Zack.

O modelo básico, sem suspensão e com bateria, custa 3.750 dólares.

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