• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Médicos conseguiram restaurar a visão de dois pacientes cegos usando células-tronco. Entenda

POR Gustavo Camargo    EM Experiências      23/03/18 às 14h32

É incrível o quanto a medicina evoluiu nas últimas décadas. Doenças que muitos consideravam incuráveis agora possuem um tratamento útil. Isso só serve como incentivo para nós, mostrando que médicos e cientistas pode vencer qualquer doença.

Essa história também retrata isso. Médicos do Moorfields Eye Hospital em Londres conseguiram reparar com sucesso a visão em dois pacientes que sofrem de degeneração macular relacionada à idade, usando células-tronco. Isso aumentou bastante as esperanças do mundo científico de que tratamentos similares para restauração da visão poderão existir dentro de alguns anos.

Para o tratamento, cientistas implantaram uma espécie de remendo feito de células-tronco sobre o dano na parte posterior dos olhos. Isso fez com que eles restaurassem a visão central o suficiente não só para ler, mas para ver novamente os rostos das pessoas que costumavam ser apenas um borrão.

Os dois pacientes tem características bastante diferentes. Um deles é uma mulher de 60 anos e o outro um homem de 86 anos. Eles foram os primeiros no Reino Unido a receberem tal tratamento e foram escolhidos por causa do estágio bastante avançado da doença. Os cientistas estimulam que eles ficariam cegos dentro de seis semanas.

Resultados

médicos

De acordo com a University College London, os resultados foram melhores do que esperavam. "Nós estávamos esperando a recuperação de no máximo, três linhas. Eles provavelmente não receberiam a leitura da visão de volta. No entanto, o primeiro paciente obteve uma melhoria de seis linhas, o que é espantoso, e o segundo, de cinco linhas, e parece estar melhorando à medida que os meses passam. Ambos estão realmente lendo. Na melhor das hipóteses, a mulher poderia ler aproximadamente uma palavra por minuto com ampliação. Ela agora está lendo 80 palavras por minuto e o homem está lendo 50."

Toda a equipe animada, pretende operar mais um paciente para garantir a segurança do procedimento. Estudiosos esperam que o procedimento se torne comum como a cirurgia de catarata, ajudando muitas pessoas que estão perdendo a visão por causa da degeneração macular.

E aí, o que acharam da matéria? Comenta aí e não se esqueça de compartilhar com os amigos, lembrando que seu feedback é sempre muito importante.

Próxima Matéria
Via   UOL     iflescience  
Gustavo Camargo
A verdade é que eu queria ser astronauta, mas na minha cidade ainda não tem a escolinha. Instagram: gustavoloopi
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+