Ciência e Tecnologia

Esse é o ponto triplo onde um líquido pode congelar e ferver ao mesmo tempo [VÍDEO]

0

Você certamente conhece os estados da água, sólido, líquido e gasoso. Cada um possui sai característica e funções. Mas será que você já imaginou uma substância que pode ser todos os três estados de uma vez só? Bom, isso é possível e é conhecido como ponto triplo. Praticamente todas as substâncias e solução tem seu ponto triplo e para atingir isso é preciso condições muito específicas de pressão e temperatura.

Muitos estudiosos consideram o conceito do ponto triplo perturbador. Uma substância que é simultaneamente um líquido, sólido e gás. Como isso é possível? Tudo se trata de temperatura e pressão. Tal substância pode ser descrita como a temperatura e pressão que coloca os três estados de matéria em equilíbrio termodinâmico. Isso significa basicamente que é um meio de todos os estados reunidos em um único local.

O líquido fervente faz com que as moléculas subam como um gás, que por sua vez, reduz gradualmente a temperatura e o faz congelar. O ciclo continua enquanto a substância permanecer nessa temperatura e pressão de ponto triplo. Para a água alcançar seu ponto triplo a uma temperatura de 0,01 °C (que, na escala Kelvin corresponde a 273,16 graus) e pressão de 611 Pa, exatamente. Assim, quando submetida a tais condições, há uma coexistência equilibrada de gelo (sólido), água líquida e vapor d’água. Nenhuma combinação de pressão e temperatura diferente fará com que ocorra o ponto triplo da água.

Isso serve para alguma coisa?

De acordo com o Laboratório Nacional de Física, ‘pontos triplos fazem referências úteis para a calibração de termômetros clínicos, enquanto o ácido benzoico tem uma temperatura de ponto triplo de 122,33 °C, próximo à temperatura de esterilização das soluções de gotejamento médico”.

E aí, o que acharam da matéria? Comenta aí e não se esqueça de compartilhar com os amigos, lembrando que seu feedback é sempre muito importante.

Cientistas descobriram uma nova zona secreta no oceano cheia de espécies desconhecidas

Matéria anterior

Médicos conseguiram restaurar a visão de dois pacientes cegos usando células-tronco. Entenda

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos