Curiosidades

Médicos descobrem 27 lentes nos olhos de paciente durante cirurgia

0
beautiful human eye and contact lens

Muita gente prefere usar lentes de contato no lugar de óculos. Em alguns casos, é realmente recomendável, mas em outros, é apenas uma escolha estética que vai de pessoa para pessoa. Mas como sabemos, nossos olhos são uma das partes mais sensíveis de nosso corpo e exigem muito cuidado, pois qualquer descuido, pode gerar graves consequências, portanto, existe uma série de prevenções que devemos tomar ao usar lentes.

Lavar bem as mãos antes de toca-las e mante-las sempre limpas, trocando o soro regularmente são bons exemplos de como manter a boa higiene e até mesmo se prevenir de doenças oculares. Ainda é importante lembrar que, é fundamental tirar as lentes antes de dormir se você não quiser sofrer com irritações. Bom, mesmo sabendo de tudo isso, ainda existem muitas pessoas que não se atentam a coisas simples como essas, e acabam fazendo um grande mal aos próprios olhos. Imagine como seria a sensação de usar mais de uma lente ao mesmo tempo… Aconteceu!

Ao sentir um grande desconforto nos olhos, uma idosa de 67 anos procurou por ajuda médica e seria sujeitada a uma cirurgia de cataratas, já que esse supostamente, era o problema da mulher. Acontece que a idosa acabou surpreendendo muito os médicos, que durante a realização da cirurgia, encontraram nada mais, nada menos, que 27 lentes nos olhos dela.

Parece brincadeira, mas é exatamente isso… O caso aconteceu na cidade inglesa, Solihull, e foi divulgado apenas recentemente, pelo jornal de medicina British Medical Journal, mas aconteceu de fato, em novembro do ano passado.

Segundo os médicos que participavam do processo cirúrgico, ao observar os olhos da paciente, notaram algo bastante peculiar: uma massa azulada. Ao verificar do que se tratava, constataram que ali, haviam 17 lentes que estavam grudadas uma na outra, e em uma segunda análise, utilizando um microscópio, um cirurgião ainda encontrou mais 10 lentes.

Os médicos, obviamente, ficaram chocados e preocupados com aquela situação, e o mais surpreendente ainda, é que a paciente não fazia a mínima ideia de que haviam lentes nos seus olhos, o que é bastante estranho, já que a irritação causada deveria ser muito grande. Segundo ela, sempre atribuiu o desconforto ocular à sua idade, pois já é mais velha e julgava que a irritação e a secura era consequência de sua idade avançada, o que para ela era completamente normal.

Segundo a oftalmologista do hospital de Solihull, Rupal Morjaria, a idosa costumava usar lentes a cerca de 35 anos, mas não tinha o costume de frequentar clínicas oftalmológicas. Ela ainda tem os olhos mais profundos, e sua visão não é muito boa em um deles, o que teria facilitado o grande acumulo de lentes de contato.

Ainda segundo Rupal, decidiram tornar o caso público como uma forma de alertar a população dos riscos de se usar lentes sem o cuidado necessário, e da importância de fazer visitas frequentes ao seu oftalmologista. O caso da idosa deve servir como exemplo e lição para o mundo todo, com o intuito de evitar pacientes com problemas parecidos.

E então pessoal, o que acharam da matéria? Diz aí pra gente nos comentários!

7 coisas modernas que já existiam muito antes de nós

Matéria anterior

7 razões pelas quais a China não será a próxima superpotência mundial

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.