
O Paraná perdeu uma de suas figuras mais emblemáticas: Sebastião Batista dos Santos.
Ele faleceu, aos 123 anos, em Coronel Vivida, no sudoeste do estado. Natural de Mangueirinha, ele nasceu em 15 de março de 1902, conforme confirmado pelo Instituto de Identificação do Paraná .

Sebastião era viúvo e pai de nove filhos, dos quais dois já faleceram. Ele passou a maior parte de sua vida em Coronel Vivida, onde cultivou uma horta e trabalhou como agricultor. Segundo sua neta, Veridiane dos Santos, que o acompanhava no dia a dia, ele tinha uma alimentação simples, baseada em batata, mandioca, canjica e polenta, e não abria mão de tomar chimarrão e tocar acordeon.
Apesar dos seus 123 anos, Sebastião não foi reconhecido (oficialmente) como o homem mais velho do mundo pelo Guinness World Records. Isso se deve à falta de documentos exigidos pela organização, como registros de nascimento e documentos de identidade .
Sua história, no entanto, ganhou notoriedade nacional e até internacional. Até o Vaticano demonstrou interesse em sua longevidade e ele chegou a ser mencionado em reportagens internacionais. Sebastião faleceu no ultimo dia 07 de agosto e deixou um legado de fé, trabalho e simplicidade.
Fonte: GMC






