Notícias

Morre Luiz Antônio Piá, diretor de “Chiquititas” e “Carrossel”

0

Luiz Antônio Piá faleceu na manhã de terça-feira, dia 12, aos 81 anos. O renomado diretor deixou sua marca na televisão brasileira com sua passagem por diversos canais, incluindo SBT, Band, Record e Globo.

Ao longo de sua carreira, ele contribuiu em mais de 40 produções, desempenhando papéis de diretor, ator e roteirista.

A notícia do seu falecimento saiu nas redes sociais do Museu da TV, mas até o momento não confirmaram a causa da morte.

No entanto, é importante mencionar que Piá havia recentemente sofrido uma fratura no fêmur e vinha sofrendo com intensas dores na perna nos últimos meses, conforme relatado por sua família.

O velório de Luiz Antônio Piá ocorrerá nesta quarta-feira, dia 13, a partir das 10h, próximo ao Cemitério Municipal de Santana de Parnaíba, localizado no interior de São Paulo.

Via UOL

Carreira de Luiz Antônio Piá

A carreira de Piá foi notável. Ele estreou como diretor na TV Globo no extinto seriado “Plantão de Polícia”, entre os anos de 1979 e 1981.

Nos anos seguintes, ele desempenhou a mesma função em minisséries como “Lampião e Maria Bonita” (1982) e “Bandidos da Falange” (1983), além de novelas como “Eu Prometo” (1983) e “Partido Alto” (1984).

Piá também teve uma passagem pela Record TV, onde foi responsável por “Estrela de Fogo” (1998).

Em 2004, ingressou na equipe de direção do SBT, onde supervisionou o remake de “Esmeralda” (2004).

Posteriormente, ele teve uma breve passagem pela Band, dirigindo as novelas “Dance, Dance, Dance” (2007) e “Água na Boca” (2008). Seus trabalhos mais recentes incluíram as produções “Carrossel”, “Chiquititas” e “Cúmplices de um Resgate” (2015) na emissora de Silvio Santos.

Além de sua contribuição para a televisão, Piá também atuou como cineasta na década de 1970, dirigindo filmes como “As Massagistas Profissionais” (1976), “O Varão de Ipanema” (1976) e “O Homem de Seis Milhões de Cruzeiros contra as Panteras” (1978).

Com uma carreira extensa, Luiz Antônio Piá marcou diversas gerações de telespectadores, desde mais velhos até crianças. Nos últimos anos, esteve dedicado às produções do SBT, que recebeu diversos prêmios nacionais e visibilidade nas telas.

Perfil discreto

Embora tenha sido popular no cenário televisivo, Luiz Antônio Piá mantinha uma vida discreta fora das telas.

Ele era reservado, e pouco se sabia sobre sua família e outras relações. Além disso, evitava polêmicas e se consagrou como um diretor que os atores gostavam de trabalhar.

Por conta disso, existem poucos detalhes sobre a causa da morte, e a privacidade continua respeitada. Admiradores do trabalho de Luiz Antônio Piá lamentaram a morte nas redes e em publicações oficiais.

Via Metrópoles

Onde assistir

Os fãs do diretor Luiz Antônio Piá que estão interessados em conferir as obras do diretor podem procurar por elas em diversas fontes, dependendo da disponibilidade.

Atualmente, algumas das produções em que Piá trabalhou, como novelas e minisséries, podem estar disponíveis em serviços de streaming, como Globo Play, Netflix, Amazon Prime Video, ou outras plataformas de streaming que ofereçam conteúdo brasileiro.

Enquanto isso, as produções mais antigas são reprisadas em canais de TV por assinatura, como o canal Viva, que é conhecido por transmitir novelas clássicas e outros programas.

Também é possível que algumas das obras de Piá estejam disponíveis para compra ou aluguel em lojas de vídeo online. É o caso de lojas como o Google Play Filmes ou a iTunes Store.

Por conta da longa carreira, diversas produções estão em museus ou acervos de televisão, com cópias de obras televisivas, que os fãs podem acessar e assistir. O mesmo vale para algumas bibliotecas e arquivos de mídia, especialmente em universidades e instituições de pesquisa.

Dessa forma, o trabalho do diretor continuará vivo entre os admiradores, e seguirá marcando outras gerações no futuro.

 

Fonte: Terra, Wikipedia

Imagens: Metrópoles, UOL

Jovens que usam vape são mais suscetíveis a desenvolver estresse crônico

Previous article

Heroína da Espanha na Copa diz sentir raiva por beijo de Rubiales ofuscar o título mundial

Next article

Comments

Comments are closed.