Os mamíferos são animais que têm duas características bem marcantes. São elas: a presença de pelos no corpo e glândulas mamárias que produzem leite. Eles são animais terrestres, aquáticos e voadores. E dentre as várias características deles, uma que sempre é aprendida desde a escola é que eles são animais que dão à luz os seus filhotes, os amamentam até que eles cresçam e consigam comer por si mesmos. Contudo, existem mamíferos que botam ovos.
Os mamíferos que botam ovos expelem os ovos e não seus filhotes inteiros. Ou seja, eles não tem as características principais da maior parte das espécies. Além disso, eles também não tem mamilos para alimentar seus filhotes. E qual o será o motivo de alguns deles fazerem isso?
Mamíferos
O primeiro ponto é entender o que são os mamíferos. De acordo com a ciência, as características principais são a presença de pelo no corpo e as glândulas mamárias que produzem leite, que irá ser o primeiro alimento dos filhotes. Alguns exemplos de mamíferos que tem tais características são os seres humanos, macacos, morcegos, cachorros, gatos, entre vários outros.
No entanto, existem animais aquáticos que não têm pelo e mesmo assim são mamíferos. Como por exemplo, a baleia, que expele seu filhote por inteiro e o alimenta com a amamentação, mas ela não tem pelos em seu corpo.
Mamíferos que botam ovos
Quando se pensa em mamíferos que botam ovos, o primeiro que vem à mente é o ornitorrinco. O animal tem um bico grande e achatado, como o de um pato; o corpo peludo e hidrodinâmico, como o das lontras; e a cauda parecida com a dos castores. Mesmo assim, ele não tem nenhum parentesco com nenhum desses animais.
Além de sua aparência estranha, tudo fica ainda mais estranho pelo fato de ele ser ovíparo, o que quer dizer que ele põe ovo. Contudo, curiosamente, esse animal também tem glândulas mamárias, mas elas não tem mamilos porque o leite da amamentação fica armazenado na barriga do ornitorrinco e é liberado pelos poros como se fosse suor. Por conta disso, os filhotes lambem sua mãe para se alimentarem.
No entanto, o ornitorrinco não é o único mamífero que bota ovo. Existe também os equidnas, que parecem ser o cruzamento entre uma toupeira e um porco-espinho. Da mesma forma que os ornitorrincos, os equidnas não têm mamilos e o leite é secretado pelos poros.
O corpo desse animal é cheio de espinhos afiados que são cruciais para que os predadores fiquem longe. Uma característica interessante dos equidnas é que eles se transformam em uma bola, assim como os tatus, como forma de proteção dos locais mais sensíveis do seu corpo, deixando somente os espinhos à mostra. E eles têm uma língua grande e gosmenta que faz com que seja perfeita para pegar formigas.
O ornitorrinco enterra seus ovos em um túnel de 30 metros e espera eles chocarem. Enquanto que os equidnas têm uma bolsinha parecida com a dos cangurus, onde eles chocam os ovos e deixam o filhote protegido pelo tempo necessário.
Os mamíferos que botam ovos são cinco espécies. Uma delas é o ornitorrinco e as outras fazem parte dos equidnas.
Fonte: Olhar digital
Imagens: Olhar digital, Socientifica