Curiosidades

NASA divulga fotos ‘antes e depois’ mostrando mudanças no planeta

0

Com o passar dos anos, fica mais evidente que o planeta está caminhando para o seu fim como o conhecemos. É claro que a Terra vai continuar orbitando ao redor do sol, mesmo com as mudanças drásticas que o ser humano fez a ela, mas talvez nós não estejamos mais aqui futuramente.

O ser humano é fascinado com seu fim desde os primórdios. Não é a toa que vários filmes têm essa temática. Mas esse fim já não é mais coisa de cinema. Ele parece realmente estar se aproximando.

Muita gente pode achar que isso é uma coisa alarmista e que as mudanças no planeta nem são tão drásticas assim. No entanto, desde a Revolução Industrial, no fim do século XVIII, a ocupação humana tem sido danosa ao planeta. E até o gênio Stephen Hawking disse que se continuarmos nesse ritmo, nós teremos somente mais um milênio de vida na Terra.

Mudanças no planeta

planeta

Hypeness

Com isso em mente e para realmente mostrar a todos que a mudança no planeta está realmente danosa e muito grande, a NASA divulgou algumas imagens no estilo antes e depois de várias regiões do planeta, veja.

Hypeness

Hypeness

Hypeness

planeta

Hypeness

Antes e depois do planeta

Não importa a idade que você tenha, você já viu o planeta mudar. Basta olhar algum lugar da sua infância e ver como hoje em dia ele já está diferente. Provavelmente, os rios se transformaram em pântanos, florestas se ergueram em meio a montanhas e, no lugar de um bosque verde, um deserto cresceu de repente. Tudo isso é a destruição do meio ambiente alterando o curso natural dele.

Existem, sim, mudanças que são inevitáveis e acontecem por si mesmas. Mas há aquelas que todos nós temos um pouco de culpa, que poderiam ter sido evitadas. Pequenas ações já fariam a diferença: economizar água, trocar o carro pela bicicleta, plantar alguma coisa ou até cortar alguns alimentos que estão prejudicando o meio ambiente.

Assim como a NASA, o site Adme fez uma sequência de imagens mostrando essas mudanças da natureza e no planeta.

1 – Seca na Europa

Em 2018, a Europa em peso passou por uma severa onda de calor. Ela é consequência do aumento de temperatura média do planeta, muito favorecido pela emissão de gases. É o famoso efeito estufa. Veja as fotos a seguir:

planeta

Adme

Adme

2 – Usina hidrelétrica gigante

A Usina Hidrelétrica das Três Gargantas ajudou a China a reduzir a emissão de gazes prejudiciais ao meio ambiente. Concebida no século passado, ela aumentou o transporte de carga no local e, além disso, a barragem protege as comunidades ao redor de inundações. Veja a mudança dela nos últimos anos:

Adme

Adme

3 – Lago salgado pré-histórico

O lago Poopo fazia parte de um grande lago pré-histórico do nosso planeta, junto com o lago Titicaca, mas secou devido ao sistema de irrigação de minas e lavouras próximo dali, onde são extraídos os materiais para a fabricação de baterias.

planeta

Adme

Adme

4 – Mar da China

A foz do rio Amarelo deslocou centenas de quilômetros para o sul, como resultado de inundações artificiais na China Central, para combater as forças japonesas, na década de 1930. O rio traz toneladas de solo do oeste, e as margens da baía, onde o rio Amarelo flui, mudaram. Os sedimentos são depositados na faixa costeira do leito do mar e tornam um solo local fértil, consequentemente, fazendas de cultivo de frutos do mar estão sendo ativamente construídas.

Adme

Adme

5 – Geleira de Svartisen

Há mais de 100 anos, a geleira de Svartisen era um lugar do planeta coberto por uma grossa camada de gelo. Agora, o gelo se foi e uma floresta cresce por ali. Enquanto a geleira derrete, um campo verde nasce no lugar.

Adme

Adme

6 – Estação solar

Uma usina chamada Topaz Solar Farm teve seu projeto aprovado na Califórnia. Graças a ela, o estado esperava receber 33% da eletricidade consumida a partir de fontes renováveis até 2020. A construção começou em 2011. Depois de dois anos, a estação forneceu eletricidade aos primeiros consumidores. Agora, 160 mil casas estão conectadas a ela.

planeta

Adme

Adme

7 – Rio Paraná

A Hidrelétrica de Yacyretá, instalada no rio Paraná, é a segunda mais longa da América do Sul e fica entre a Argentina e o Paraguai. Depois de construída, o nível da água aumentou e cerca de 30 mil pessoas perderam suas casas e outras 800 mil estão correndo perigo. Além disso, várias espécies de animais entraram em risco de extinção, causando mais uma mudança drástica no planeta.

Adme

Adme

Fonte: Hypeness

Imagens: Hypeness

Por que algumas pessoas acreditam que os gatos são “antissociais”?

Artigo anterior

Curiosidades sobre “Não! Não Olhe!”, filme que lidera bilheteria nos EUA

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido