Se tornar pai ou mãe de uma criança, é uma coisas que mexe com o psicológico e com o emocional de qualquer pessoa. Várias pessoas sonham com esse momento e até tem tudo planejado na cabeça para a criança que ainda nem chegou. Desde a cor do quarto até seu nome. O que leva os pais a colocarem os nomes nos seu filhos é estritamente pessoal. Afinal, não podemos saber o que se passa na cabeça de cada pessoa. E é evidente que todos somos, um tanto quanto, diferentes.
Muitas vezes a escolha de um nome determina a vida de uma pessoa. Um nome inusitado pode render muitas piadas e situações constrangedoras. É tanta criatividade que, em alguns casos, é até difícil acreditar que alguém realmente tenha o nome que diz ter. Mas, apesar de inusitados, a maioria das pessoas parece feliz com o nome que tem e se acham até importantes por possuírem nomes únicos.
É quase uma certeza que você conhece ou, pelo menos, já ouviu falar de alguma pessoa que tenha um nome um tanto quanto fora do comum. Os nomes, assim como a moda, parecem seguir tendências. De acordo com a especialista da USP, Patrícia Carvalhinhos, a humanidade muda a forma como nomear seus filhos de acordo com os costumes.
“É um fator tão corriqueiro que as pessoas não dão atenção às suas dimensões mais profundas. Hoje, a atribuição de nomes é mais ideológica do que identificadora”, explica.
Além disso, outras coisas também influenciam como, por exemplo, novelas, filmes e séries que tem um grande papel no comportamento das famílias. Se você é uma dessas pessoas que gosta de seguir a moda, é bom ficar atento aos tempos que estamos vivendo para dar o nome do seu filho de acordo com o que está em alta naquele momento.
E assim como os tempos mudam, os nomes populares de crianças vão mudando. Todo ano o site BabyCenter faz um balanço dos nomes que foram mais usados no mundo todo, tanto para meninos como para meninas.
A lista é composta pelos 100 nomes internacionais mais usados em 2020. E o que chamou atenção foi exatamente o primeiro lugar da lista. Porque o nome já ocupa essa posição a 11 anos consecutivos. E o nome é bem popular no Brasil.
O BabyCenter analisou mais de 500 mil registros de bebês no seu site. Depois disso eles fizeram o levantamento dos nomes mais populares em 2020.
Na lista de nomes de meninas, Sofia foi o nome que pela 11ª vez consecutiva se manteve em primeiro lugar sendo a opção mais escolhida pelos pais. Já na lista de nomes de meninos, os nomes curtos se mantiveram como tendência tanto no primeiro como no segundo lugar. O primeiro lugar ficou com Liam, seguido de Noah.
O nome Sofia tem origem grega e significa literalmente “sabedoria” ou “conhecimento”. Ele também pode ser usado em suas variações Sophie, na língua francesa, inglesa e alemã, e Sophia, que é bem comum na língua inglesa e também no Brasil.
1 – Sofia
2 – Olivia
3 – Riley
4 – Emma
5 – Ava
6 – Isabella
7 – Ária
8 – Aaliyah
9 – Amelia
10 – Mia
1 – Liam
2 – Noah
3 – Jackson
4 – Aiden
5 – Elijah
6 – Grayson
7 – Lucas
8 – Oliver
9 – Caden
10 – Mateo.