O português tem sua riqueza e fluidez que se destacam entre todos os idiomas falados no mundo, mas toda essa beleza não faz com que ele seja um idioma fácil de aprender, ainda mais que, com os processos linguísticos, novas palavras surgem. Aos poucos, essas palavras são reconhecidas de maneira oficial, como no caso de nomofobia, a nova palavra reconhecida no português.
Adicionada ao Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (Volp) pela Academia Brasileira de Letras (ABL), nomofobia é um termo que reflete a realidade em que a dependência tecnológica virou parte do dia-a-dia.
Com os novos tempos, surge a necessidade de termos e vocábulos que se referem aos fenômenos modernos que impactam a vida das pessoas. Através dos neologismos, ou expressões, a capacidade de comunicação e compreensão é ampliada. Tudo isso mostra que a linguagem evoluiu e funciona como um espelho das transformações culturais e tecnológicas que acontecem no mundo.
Quero bolsa
Com o surgimento de uma nova palavra, o óbvio é o desejo das pessoas de saber o que ela significa. No caso de nomofobia, é o nome para o medo patológico de ficar sem acesso ao telefone celular ou a dispositivos eletrônicos como tablets e computadores.
Tal condição é um reflexo da dependência dos tempos atuais com relação à tecnologia, principalmente, com a conectividade com a internet, redes sociais e aplicativos.
Essa nova palavra, reconhecida no português, vem do inglês nomophobia, uma combinação de no mobile (sem celular) e phobia (medo). Sua relevância aconteceu pelo uso excessivo dos dispositivos no cotidiano.
A nova palavra pode ser usada em vários contextos diferentes. Veja algumas frases onde o termo se encaixa.
Fonte: Concursos no Brasil
Imagens: Quero bolsa