É sabido que os humanos modernos são uma mistura de diversos outros hominídeos que viveram antes de nós, conhecidos por nossos ancestrais. Segundo a história, os primeiros humanos modernos começaram a emergir na África e se espalharam por toda a Eurásia. Lá, eles se depararam com vários hominídeos mais antigos. Mesmo que isso seja verdade, nem tudo é conhecido com 100% de certeza, por exemplo, a forma como os hobbits humanos foram extintos da Terra.
De acordo com um novo estudo, os hobbits humanos não foram extintos da Terra depois que o Homo sapiens chegou no seu território. Conforme o estudo, a extinção do Homo floresiensis aconteceu por conta das mudanças climáticas que acabaram causando secas extremamente severas. Ou seja, isso vem contrariando o que se pensava anteriormente sobre a extinção desses hobbits.
A espécie foi descoberta em uma caverna na Indonésia quando os paleontólogos encontraram os fósseis de 700 mil anos. Desde então, acreditava-se que os hobbits humanos foram extintos, da Terra, por causa dos Homo sapiens e pelas erupções vulcânicas.
O Homo floresiensis conseguiu sobreviver na Ilha de Flores durante 650 mil anos com a caça dos stegodons: elefantes pigmeus com três metros de altura. O motivo da sua extinção era plausível porque essa espécie de hominídeo tinha, em média, um metro de altura, em comparação com os 1,60 e 1,70 do Homo sapiens.
Hobbits humanos foram extintos da Terra
De acordo com estudos anteriores, os hobbits humanos foram extintos da Terra há 12 mil anos. No entanto, a nova pesquisa feita por cientistas australianos, indonésios e irlandeses mostrou que os hobbits e os stegodons desapareceram há 50 mil anos.
Outro ponto ressaltado foi que o Homo sapiens chegou na Ilha de Flores 40 mil anos depois que o Homo floresiensis. Esse é o motivo dos cientistas pensarem uma possibilidade diferente para a extinção desse hominídeo: os impactos das mudanças climáticas.
Isso faz sentido porque, entre 76 e 55 mil anos atrás, a precipitação anual caiu 38%. A maior diminuição aconteceu há 56 mil anos, chegando a ser 51% menor do que a de hoje em dia. Por conta dessa seca prolongada, a falta de água fez com que os stegodons migrassem para lugares costeiros. Nisso, os hobbits humanos seguiram a sua fonte principal de comida. Conclusão: essas duas espécies ficaram mais vulneráveis depois dessa migração.
Fonte: Gizmodo
Imagens: Reddit