Por vários anos, os humanos sonham em viver no espaço. E graças ao lançamento de uma Estação Espacial Internacional (ISS), as pessoas começaram a entendê-lo. O mais incrível é que essa ideia não passava de pura ficção científica décadas atrás. E agora, estamos em um tempo onde nunca existiu tanta gente na órbita da Terra ao mesmo tempo.
Isso aconteceu depois que três astronautas chegaram à Estação Espacial Internacional (ISS), a bordo de uma nave russa Soyuz, na quarta-feira dessa semana. Além deles, também houve o lançamento da missão privada Polaris Dawn, com outros quatro tripulantes. Então, somando essas nova sete pessoas, ao todo existem 19 pessoas ao mesmo tempo na órbita do nosso planeta.
Gente na órbita da Terra
Através da missão Soyuz MS-26, Don Pettit, astronauta da NASA, e os cosmonautas russos Aleksey Ovchinin e Ivan Vagner se reuniram com os outro nove astronautas que estão a bordo da ISS. São eles: Matthew Dominick, Michael Barratt, Jeanette Epps, Alexander Grebenkin, Oleg Kononenko, Tracy Caldwell Dyson, Nikolai Chub, Butch Wilmore e Suni Williams.
Em um outro lugar da órbita da Terra estão Ye Guangfu, Li Cong e Li Guangsu, três taikonautas, como são chamados os astronautas chineses. Eles estão a bordo da estação Tiangong, pertencente ao país deles.
Além disso, a SpaceX lançou quatro civis em órbita na missão Polaris Dawn.
Com isso é possível entender porque nunca existiu tanta gente na órbita da Terra ao mesmo tempo como agora. O recorde anterior tinha sido em maio do ano passado, com 17 pessoas.
Começo do espaço
Contudo, esse número de gente na órbita da Terra ao mesmo tempo pode ser um pouco controverso dependendo de onde se considerar que o espaço realmente começa. A Federação Aeronáutica Internacional (FAI) aceita que o começo do espaço é na Linha de Kármán, que é um limite a 100 quilômetros acima da superfície terrestre e marca a fronteira entre a atmosfera da Terra e o espaço exterior.
Contudo, uma definição convencionada pela NASA, Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA) e as Forças Armadas do país, aponta que o começo do espaço fica a 80 quilômetros de altitude.
Levando em conta as pessoas que passaram da Linha de Kármán, o recorde foi batido com as 19 pessoas. Agora, se o considerado for a outra marcação, não. Tendo como base a definição dos EUA, um recorde foi estabelecido em maio de 2023 e foi repetido em janeiro desse ano.
Fonte: Olhar digital
Imagens: Freepik, Olhar digital