• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

O açúcar realmente é ruim para nossa saúde?

POR Leticia Rocha    EM Curiosidades      19/09/18 às 16h37

O açúcar é um dos elementos mais presentes em nossa dieta diária. Está presente em quase todos os alimentos que consumimos e gostamos. A definição do que é o açúcar, no entanto, não é algo muito esclarecido.

O termo açúcar é utilizado para se referir aos carboidratos de nossa dieta. Apesar de ser crucial em nossa alimentação, o elemento tem sido demonizado e se tornou um inimigo da saúde. Algumas pessoas, inclusive, têm tentado retirar o açúcar por completo de suas dietas.

Mas será mesmo que o açúcar é tão prejudicial a nossa saúde? Confira agora algumas pesquisas e fatos que comprovam que o açúcar não é esse vilão que tantos dizem.

1 - Útil para todas as células

Os carboidratos que ingerimos são utilizados pelas células de nosso corpo para gerar energia e também para alimentar nosso cérebro. Ou seja, ele nos ajuda a realizar todas as nossas atividades diárias.

2 - Não é fator determinante para o ganho de peso

Os números relacionados a obesidade têm crescido cada dia mais. E esse crescimento tem sido frequentemente ligado ao consumo de açúcar. No entanto, estudos apontaram que em países como os EUA, o consumo de açúcar tem diminuído nos últimos 10 anos, o que não alterou o número de obesos, que também cresceu nesse mesmo período.

3 - Diabetes, obesidade, problemas cardíacos

Essas são doenças que são constantemente ligadas ao consumo de açúcar. No entanto, algumas pesquisas mostram que a ocorrência desses males está diretamente ligada ao consumo excessivo de calorias. O açúcar é apenas um dos componentes incluído nessas dietas calóricas, não seria o principal mal causador.

4 - Causa vício?

Todos nós já ouvimos falar disso, que o açúcar é tão viciante que a abstinência pode causar sintomas semelhantes aos que são causados por drogas ilícitas. Essa informação é baseada em um estudo que foi divulgado pela imprensa. No entanto, o principal veículo responsável pela divulgação foi acusado de interpretar erroneamente os estudos.

Isso porque os ratos só podiam ter acesso ao açúcar por 2 horas diárias e não a qualquer momento do dia, como ocorre em nossas dietas. Teria sido por isso que a reação foi tão extrema quando ficaram restritos de ingerir açúcar. Os sintomas não teriam sido esses, caso fosse aplicada a dieta realmente semelhante a nossa.

5 - Ajuda na melhora da memória

Uma pesquisa utilizando uma bebida com glicose e outra com adoçante artificial mediu o desenvolvimento dos participantes. O resultado foi que as pessoas que consumiram açúcar ficaram mais motivadas e realizaram tarefas mais difíceis, sem sentir que estavam se esforçando tanto. Além disso, as pessoas se sentiram mais felizes durante a execução das atividades.

6 - Importante na dieta de atletas

Atletas geralmente necessitam de um maior consumo de açúcar. Isso se deve a rápida queima durante a realização do exercícios e também a necessidade de energia para executar as tarefas. A verdade é que as quantidades de açúcar variam de acordo com as necessidades individuais e, às vezes, o consumo de açúcar  não está necessariamente ligado a problemas de saúde.

7 - Melhora do humor

O açúcar é uma fonte de energia e é um substância extremamente prazerosa, que costuma melhorar o humor quase que de imediato. É preciso entender a complexidade desses carboidratos e das dietas, de forma geral e não demonizar determinados alimentos.

Próxima Matéria
Leticia Rocha
Estudante de Jornalismo, apaixonada por pequi, vendedora de pão de mel e de tudo que colocar na minha mão!
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você


Fatos + Deezer (Podcast)

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+