Entretenimento

O início da carreira de Elza Soares

0

Elza Soares foi considerada, em 1999, pela Rádio BBC Londres, como a Voz do Milênio. A cantora brasileira desbancou nomes como Aretha Franklin e até o Rei Michael Jackson. Ela nos deixou no último dia 20 de janeiro aos 91 anos, mas com certeza sua arte e sua história continuarão eternas!

O início de Elza

Elza começou a cantar para conseguir alimentar o filho. Em uma postagem no Instagram, a cantora contou a história. Ela já havia perdido dois filhos porque não tinha condições de alimentá-los e, novamente, não tinha dinheiro para dar comida ao mais velho. Foi então que ouviu no rádio que o programa de Ary Barroso, “Calouros Nota 5”, estava com o prêmio acumulado. Elza decidiu arriscar e fez sua inscrição.

Elza, 1967.

“O meu filho mais velho João Carlos estava morrendo. Eu já tinha perdido dois filhos e não queria perder mais um. Eu não tinha dinheiro pra cuidar dele e ouvi no rádio que o programa do Ary Barroso de calouros, Nota 5, estava com o prêmio acumulado. Não sei como, mas eu sabia que ia buscar esse prêmio!”, escreveu ela.

No dia da apresentação, ela não tinha roupas bonitas e teve que pegar emprestada de sua mãe, que tinha 60 kg, na época Elza pesava 32, e a encheu de alfinetes. Quando chegou para se apresentar, todo o auditório riu da forma como ela estava vestida.

Reprodução.

“Eu não tinha roupa nem sapatos, não tinha nada! Então, eu peguei uma roupa da minha mãe, que pesava 60 kg e vesti, só que eu pesava 32 kg, já viu né? Ajustei com alfinetes. Tudo bem que agora é moda ne? Hoje até a Madonna usa, mas essa moda aí fui eu que comecei viu? Alfinetes na roupa é muito meu, é coisa de Elza! Quando me chamaram, levantei e entrei no palco do auditório. Estava lotado e todo mundo começou a rir alto debochando de mim”, relembrou.

Elza, então, narrou o seguinte diálogo: “Seu Ary me chamou e perguntou:
— O que você veio fazer aqui?
— Eu vim cantar!
— Me diz uma coisa: de que planeta você veio?
— Do mesmo planeta seu, Seu Ary.
— E qual é o meu planeta?
— PLANETA FOME!”

A carreira de sucesso

Depois dessa resposta, a cantora lembra que as pessoas que deram gargalhada dela se calaram. “Cantei a música ‘Lama’. O Gongo não soou e eu ganhei, levei o prêmio e meu filho está vivo até hoje, graças a Deus! De lá pra cá, sempre levo comigo um alfinete. Naquela época, eu achava que se tivesse alimentos para os meus filhos, não teria mais fome. O tempo passou e eu continuei com fome, de cultura, de dignidade, de educação, de igualdade e muito mais, percebo que a fome só muda de cara, mas não tem fim. Há sempre um vazio que a gente não consegue preencher e talvez seja essa mesma a razão da nossa existência”.

Reprodução.

A partir daí, Elza lançou 34 álbuns ao longo da sua carreira, dentre eles diversos sucessos como o samba “Se Acaso Você Chegasse”, “A Carne” e “Espumas ao Vento“. Até 3 dias antes de sua partida, nos dias 17 e 18 de janeiro, a artista estava gravando seu novo DVD. A cantora também deixou um disco com músicas inéditas. Ambos têm lançamento previsto para 2022.

Qual foi o primeiro papa do mundo?

Matéria anterior

Leis medievais absurdas que infringimos hoje

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos

Fatos Desconhecidos Nós gostaríamos de enviar notificações dos últimos conteúdos e atualizações que fazemos.
Dismiss
Allow Notifications