A doença de Parkinson é caracterizada pela lenta deterioração do cérebro devido ao acúmulo de alfa-sinucleína, uma proteína que danifica os neurônios. Isso leva a movimentos lentos e bastante rígidos que muitas pessoas já associam à doença. Quem tem um familiar que sofre com a doença sabe como ela é difícil, e em alguns casos, ideias inovadoras surgem na intenção de ajudar. Como no caso dessa menina de 11 anos que se tornou multimilionária inventando uma caneca especial para ajudar seu avô com Parkinson.
Esse caso ficou muito famoso em 2014 e chama atenção até os dias de hoje. Na época, Lily Born, de 11 anos, inventou uma caneca inspirada no seu avô com Parkinson para ajudá-lo. No momento da criação, ela nem imaginava que a caneca iria se tornar um sucesso enorme e geraria milhões de dólares.
Tudo gostoso
A menina começou a desenvolver sua ideia quando tinha nove anos, depois de observar a dificuldade do avô em segurar uma xícara normal para beber alguma coisa e acabava derrubando o líquido em si mesmo por conta dos tremores da doença. Então, ela pensou em uma caneca que desse uma estabilidade maior.
Então, nasceu a primeira versão da Kangaroo Cup, caneca com três pés para que os derramamentos fossem evitados. Quando o pai de Lily viu a criação da filha ele ficou bastante impressionado e resolveu comercializá-la. Para isso, ele criou um financiamento coletivo para que a caneca pudesse ser produzida e lançada no mercado.
A primeira versão fez um grande sucesso. Por conta disso, pai e filha aperfeiçoaram mais o produto. Ele começou a ser feito de cerâmica ao invés de plástico. Contudo, eles viram que o material não era correto e lançaram um modelo novo com um outro tipo de plástico, alças mais fortes e pés mais duráveis.
Com isso, a caneca acabou se tornando um item essencial para as pessoas com Parkinson.
Mexido de ideias
A caneca criada por Lily para ajudar seu avô com Parkinson ainda continua a ser comercializada no site oficial da Imagiroo, empresa criada por Lily, e ainda é um grande sucesso. Agora, existem modelos variados e todos com o mesmo propósito de impedir que os líquidos dentro delas derramem.
O funcionamento delas é assim, a Kangaroo Cup tem três pés integrados em sua base que dão uma base mais ampla e estável, diminuindo a chance da caneca tombar de forma fácil. E mesmo com os tremores das mãos das pessoas com Parkinson, a caneca continua firme na superfície.
Outro ponto é que o design do produto é feito para que o centro de gravidade dele seja baixo. Isso acaba aumentando a estabilidade e faz com que seja mais difícil a caneca virar ou derramar o líquido dentro dela.
Além disso, suas alças grandes e ergonômicas dão uma pegada mais firme e segura. O que acaba facilitando que o produto seja manuseado, mesmo para quem tem um controle motor limitado.
Tudo isso faz com que a caneca seja uma solução prática e eficiente para pessoas com Parkinson.
The starup squad
Atualmente, Lily tem 21 anos e continua no mercado. Ela é diretora e chefe de invenções da Imagiroo, empresa criada por ela.
“Eu amo os aspectos de design, prototipagem e marketing do negócio e, quando não estou trabalhando na promoção de copos e pensando em outras maneiras de tornar a vida mais simples, eu realmente gosto de atuar, cantar e rabiscar”, informa o perfil dela no LinkedIn.
Conforme ela, através dos sites de financiamento coletivo Indiegogo e Kickstarter foram vendidos mais de 1.000 copos de cerâmica e 10.000 de plástico. “Agora, lançamos uma versão redesenhada do copo em plástico inquebrável, tornando-o útil não apenas para pessoas com problemas de mobilidade, mas para crianças e adultos que simplesmente querem um copo melhor”, concluiu ela.
Fonte: Tudo gostoso
Imagens: Tudo gostoso, Mexido de ideias, The startup squad