O que acontece com quem não limpa as orelhas é absolutamente nojento

POR Rafael Miranda    EM Ciência e Tecnologia      06/01/16 às 16h16

Cera de ouvido é um problema que todo mundo tem que lidar. O corpo humano produz a cera do ouvido como medida de proteção (para manter longe as bactérias, insetos e sujeira), mas às vezes, excesso de cera de ouvido é produzida. Quando isso acontece, você tem duas escolhas:

Você pode sofrer de surdez (sim, a cera de ouvido pode entupir os ouvidos e reduzir a audição) ou limpar seus ouvidos. Dadas as opções, parece uma escolha certa e bastante simples a limpeza do ouvido, certo?

Você precisa se lembrar do motivo pelo qual seu corpo produz cera de ouvido em primeiro lugar. A cera evitar poeira, germes e bactérias de entrar em seus ouvidos internos. A cera também reduz o risco de irritação, infecção ou danos na pele sensível do seu ouvido interno. Além disso, a cera retarda o crescimento e disseminação de bactérias (que vivem no seu canal auditivo).

A cera de ouvido é realmente uma boa coisa. Ela está lá para proteger seus ouvidos internos, então por que você deve se livrar dela?

11

Bem, você só se livra dela se houver excesso no seu ouvido, como é o caso exibido a seguir. O excesso de cera de ouvido pode aumentar a presença de bactérias, tornando mais provável que você sofra de infecções de ouvido. Ela também pode afetar negativamente a sua audição. Se houver muita cera de ouvido, você pode ficar vulnerável a infestação de insetos dentro de sua orelha, como aconteceu com esse usuário do Reddit.

Claro, isso leva a uma outra questão: Qual é a melhor maneira de limpar os ouvidos e como você pode fazer isso em segurança para que seu ouvido não seja danificado.

10

Cotonetes são uma das mais populares opções de limpeza do ouvido. Eles são incrivelmente baratos, estão disponíveis em quase todos os supermercados, farmácias e lojas de conveniência e são relativamente fáceis de usar. Basta inserir no ouvido, raspar a cera do ouvido e descartar. Rápido e fácil, certo?

Você sabia que cotonetes fazem mal para os seus ouvidos? Cera de ouvido é produzida no terço externo do canal do ouvido. Os cabelos finos em seu canal auditivo movem a cera para fora, empurrando as células mortas da pele para fora de sua orelha. Para limpar corretamente com o cotonete você precisa inserir o cotonete no ouvido, raspar ao redor da cera do ouvido e esperar que a cera grude no cotonete.

Via   Viral Nova  
Imagens Viral Nova
Rafael Miranda
Criando forças para segurar o forninho de cada dia. Instagram: @rafaelmiranda17

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+