O que acontece com seu cérebro quando você não dorme?

POR A redação    EM Ciência e Tecnologia      19/08/15 às 13h54

Quem dorme tarde na noite anterior e tem que acordar cedo no outro dia sempre se sente cansado, fadigado, e precisa de muitos cafés para ficar funcionar direito. Milhões de pessoa no mundo inteiro tem problemas para dormir, o gera problemas fisiológicos e mentais.

Uma boa noite de sono é fundamental para recarregar as energias e fazer manutenção de muitos processos biológicos. Sem as 7 ou 8 horas de sono que precisamos durante o dia, nosso corpo sofre com vários efeitos colaterais.

Descubra o que acontece com seu cérebro quando você não dorme:

Perda de Memória

dorycinema10

O Hipocampo tem um padrão distinto de atividade neural que faz o cérebro armazenar novas informações. Cientistas acreditam que o cérebro repassa as memórias de curto prazo para que elas se tornem memórias de longo prazo, e isso só ocorre durante o sono. Portanto, sem sono, você tende a esquecer das coisas.

Falsas Memórias

Marvel's Avengers: Age of Ultron

Um cérebro sem sono também pode processar memórias de uma maneira defeituosa, por negligenciar a manutenção de algumas partes, que ocorre quando dormimos. Um estudo mostra que pessoas são mais propícias a incorporar informações erradas à memórias depois de uma noite sem sono.

Raiva

angry

A falta de sono nos faz focar em experiências negativas, interpretar expressões faciais de forma errada e brigar. A parte do cérebro que processa emoções é afetada, e nos deixa mais agressivos.

Diminuição do tamanho do cérebro

Homer-simpson-brain,1280x800,18857

Adultos saudáveis que tem pouco sono sofrem de perda no volume de algumas partes do cérebro. Ainda não se sabe, porém, se é a perda de sono que causa o encolhimento ou se é o encolhimento que causa a perda de sono. Não se sabe também se as funções das partes encolhidas sofrem alterações significativas.

Fala arrastada

speaking2-685x317

O lobo temporal, área do cérebro associada a fala, é altamente ativo em pessoas que tiveram uma boa noite de sono, mas fica mais inativo em pessoas que não dormiram direito, dificultando a pronúncia.

Inteligência debilitada

Patrick_Star

A perda sono afeta os processos cognitivos, como pensamentos e raciocínio. Isso ocorre porque o cérebro diminui os níveis de atividade cognitiva para compensar a falta de ter dormido.

Dificuldade de decisões

shutterstock_156325400

Sem sono, as partes do cérebro que ajudam a controlar decisões e julgamentos ficam danificadas. Isso faz com que você não pondere antes de decidir qualquer coisa, indo mais pelo desejo do que pelo raciocínio. Além disso, eles tendem a não se importar com as consequências, como perder dinheiro ou arriscar a vida.

Alucinações

salvador-dali-pinturas-7

Um cérebro descansado filtra estímulos (como sons, luz, cheiros, etc) e separa o que realmente existo do que é sobrecarga sensorial. Todavia, um cérebro privado de sono pode ter dificuldades em interpretar esses estímulos, podendo até ver objetos e pessoas que não estão lá.

Danos Cerebrais

 

Ficar sem dormir mata neurônios.neuralstructure-640x353 O dano é irreversível, mesmo que você "compense" o sono perdido dormindo mais na outra noite.

O sono é essencial, e aconselha-se ter cerca de 8 horas de sono por noite.

A redação
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+