Entretenimento

O que acontece com seu corpo se você começar a fazer prancha todos os dias?

0

Exercícios que utilizam o peso corporal têm ganhado cada vez mais atenção da entusiastas do mundo fitness. Por conta da simplicidade na execução e da falta de equipamentos, é possível utilizar essa estratégia para perder algumas calorias, investir na saúde e melhorar o próprio corpo.

Uma das atividades que pode ajudar, e muito, nessas horas é a prancha. Para fazê-las, não é preciso nenhum equipamento extra, apenas o próprio esforço e pouco tempo de atividade. Por meio do treinamento frequente com as pranchas, é possível fortalecer os músculos e promover a saúde do corpo.

Sendo assim, decidimos listar alguns dos benefícios que você pode perceber caso decida gastar alguns minutos do seu dia fazendo pranchas.

Para fazer o exercício corretamente, fica na posição de apoio no chão e se sustente com os cotovelos apoiados no chão, a 90 graus, se apoiando no antebraço. Mantenha o tronco rígido, formando uma linha reta no corpo dos pés à cabeça, que deve ficar relaxada e olhando para o chão. A partir daí, apenas sustente o corpo pelo tempo que conseguir, se lembrando de respirar o tempo todo.

Melhor performance e definição muscular

As pranchas ajudam a definir os músculos do núcleo do corpo humano, fortalecendo os diferentes grupos abdominais que possíveis. A partir da repetição da praxa você vai setnir diferentes resultados em cada um deles.

Transverse abdominis: aumento da habilidade de carregar peso.
Rectus adbominis: melhoria performance atlética, principalmente em saltos, e definição da barriga.
Músculos oblíquos: melhoria da capacidade de equilíbrio
Glúteos: fortalecimento das gostas e definição das nádegas

Diminuição do risco de dores nas costas

A partir da repetição das pranchas, você irá fortalecer músculos ao mesmo tempo em que tira a pressão das costas e do quadril. Por isso, fazer esse tipo de exercício regularmente diminui as dores nas costas e cria uma sustentação mais fortalecida para os músculos de toda a parte de trás do seu tronco.

Aumento da capacidade metabólica do corpo

Quando você faz pranchas, você desafia praticamente todo o corpo por meio do esforço que faz para se sustentar e manter-se alinhado. Ao fortalecer os músculos com o exercício numa frequência diária, você garante queima de energias e alivia efeitos do sedentarismo, principalmente se você é uma daquelas pessoas que passa o dia sentado em frente a um computador. O esforço também provoca estímulos no metabolismo de forma que ele fique muito mais ativo, mesmo quando você está em repouso.

Melhor a postura e equilíbrio

As pranchas também ajudam a manter a sua coluna ereta e alinhada, melhorando a postura. Por meio do fortalecimento do núcleo do corpo, você acaba criando efeitos nos músculos do abdômen que ajudam a alinhar pescoço, ombros, peito e costas. Além disso, você vai perceber que a definição dos músculos também pode colocar na manutenção do equilíbrio corporal, facilitando algumas coisas como ficar apoiado em somente uma das pernas, por exemplo.

Aumento da flexibilidade dos membros

Flexibilidade é um dos aspectos chaves que são beneficiados pela prática constante de pranchas, já que o exercício expande e alonga todos os músculos posteriores, ao mesmo tempo que força alguns grupos e tendões dos pés e pernas. Com pranchas laterais, você ainda trabalha músculos oblíquos, percebendo o reflexo dos exercícios no aumento da capacidade de movimento de todo o corpo.

Ganho de benefícios mentais

Além de afetar diretamente o corpo, os exercícios também produzem efeitos na mente, alterando o humor de forma geral. Por meio do esforço e do alongamento das pranchas, é possível aliviar o estresse e a tensão do corpo, fazendo com que você seja capaz de eliminar todo acúmulo de cansaço muscular conquistado ao longo do dia, mesmo que não tenha feito exercícios demais. Na verdade, só o fato de ficar sentado o dia inteiro numa cadeira pode provocar o enrijecimento dos músculos e o cansaço das pernas, dobradas o tempo todo.

Com tantos benefícios, será que você está pronto para adicionar as pranchas em sua rotina de exercícios? Pode parecer complicado no início, mas aumentando poucos segundos ao longo de cada dia você pode perceber melhorias em sua qualidade de vida rapidamente.

7 coisas que queremos ver no final de Pretty Little Liars

Matéria anterior

Por que os trabalhadores suecos estão implantando chips no corpo?

Próxima matéria

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.