• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


O que acontece quando chove no lugar mais seco do planeta Terra?

POR PH Mota    EM Mundo Afora      07/07/16 às 17h21

Um dos lugares mais secos do planeta fica no Chile. O Deserto do Atacama recebe cerca de apenas 15 mm/ano de chuva na região. Para se ter uma ideia, os lugares mais secos do sertão no Brasil recebem uma média até 20 vezes maior que isso. Em razão disso, a paisagem do deserto é repleta de encostas rochosas, lagos de sal e antigos rios de lava.

Em 2015, no entanto, uma chuva devastadora atingiu a região, causando deslizamentos e transbordamentos em rios. As tempestades foram tão inesperadas, que 28 pessoas morreram em consequência disso. Na cidade de Antofagasta, choveu o equivalente a média de sete anos na região.

No entanto, além das tragédias também houveram surpreendentes acontecimentos. As raras chuvas mudaram completamente a paisagem do deserto. Ao invés da monótona paisagem de areia de sempre, uma explosão de cores tomou conta de todo o lugar.

Mudança na paisagem

1

Uma série de sementes que nunca desabrocharam pela falta de água no solo apareceram no local. É uma infinidade de flores roxas, rosas, amarelas e alaranjadas que tomam conta de toda a paisagem por todo o deserto.

Segundo o diretor do Serviço Nacional de Turismo do Chile na época, Rodrigo Ruiz, o fenômeno não havia sido registrado com tanta magnitude há 18 anos. "Em 2010, nós tivemos algo parecido, mas esse, de 2015, já ultrapassou todos os que presenciamos", contou.

Ecossistema

2

Por causa da mudança na paisagem do deserto, várias outras mudanças foram percebidas na região. Além das novas flores, diversas novas espécies passaram a circular no local. Roedores, lagartos, pássaros e insetos de diferentes espécies foram atraídos para o local repleto de flores para poder se alimentar como nunca.

Turismo

3

A rara mudança que aconteceu de forma chocante e inesperada, atraiu uma série de novos turistas ao local, que buscavam presenciar a incrível pintura natural do cenário. Infelizmente, a falta de chuvas não permite que as flores fiquem vivas por muito tempo, desabrochando ainda naquele mesmo ano.

A chuva pode realmente mudar a paisagem e toda a vida de uma região, quando é tão rara como no Atacama. Eventos assim podem acontecer a cada cinco ou dez anos, dependendo da frequência das chuvas de inverno. Quem espera poder visitar o deserto numa dessas paisagens, pode ficar até mesmo décadas esperando para o evento se repetir com a mesma intensidade.

Próxima Matéria
PH Mota
Jornalista que é um encontro Monty Python e A Praça É Nossa.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+