Ciência e TecnologiaCuriosidades

O que acontece quando um buraco negro colide com outro?

0

Se já é complexo tentar entender como um buraco negro se comporta, imagina só como deve ser a colisão entre dois deles. Toda essa situação pode parecer absurdamente improvável, mas a grande questão é que existem inúmeros buracos negros por aí, que caso se aproximem demais podem acabar se colidindo.

Foi pensando exatamente nisso, que nós aqui do Ultra Curioso, que honramos a nossa maior qualidade, a curiosidade, decidimos mostrar a vocês o que pode acontecer nessa situação.

Pra começar a nossa conversa, vale a pena a gente tentar entender o que é exatamente essas formações. Pois bem, o que se sabe é que de acordo com a Teoria da Relatividade Geral, um buraco negro é uma região da qual nada se escapa. Nem mesmo partículas e a própria luz.

On the left, an optical image from the Digitized Sky Survey shows Cygnus X-1, outlined in a red box.  Cygnus X-1 is located near large active regions of star formation in the Milky Way, as seen in this image that spans some 700 light years across. An artist's illustration on the right depicts what astronomers think is happening within the Cygnus X-1 system.  Cygnus X-1 is a so-called stellar-mass black hole, a class of black holes that comes from the collapse of a massive star.  New studies with data from Chandra and several other telescopes have determined the black hole's spin, mass, and distance with unprecedented accuracy.

Isso acontece porque eles possuem uma enorme força gravitacional. Os buracos negros não surgem assim do nada, eles eram estrelas que colidiram com uma matéria completamente maciça e infinitamente compactada. Ou seja, eles possuem uma quantidade de massa tão concentrada que são capazes de atrair todos os tipos de coisas.

Mas então, parece um pouco paradoxal não? Se um buraco negro atrai até mesmo a luz, como ele irá se comportar quando estiver sobre a força gravitacional de outro buraco negro?

Pois bem, apesar desse fenômeno ainda não ter sido registrado, já existe uma teoria que conseguiria explicar qual seria o resultado dessa “loucura” toda.

Os pesquisadores alegaram, que o mais surpreendente de tudo, é que no início do universo, quando os cosmos eram menores essa situação era mais comum, visto que as galáxias ocasionalmente se fundiram e cada uma delas, possuía enormes buracos negros.

Mas bom, o que acontece afinal? Segundo a Teoria Geral da Relatividade, a colisão liberaria uma enorme explosão gravitacional, mas que resultaria na fusão dessas duas formações, que geraria ondulações no tecido do espaço-tempo. E é exatamente por isso, que os pesquisares já construíram modernos equipamentos para tentar detectar essas ondas e dessa forma provar a sua teoria.

Confira o vídeo que explica em detalhes como esse processo funciona. (Vídeo em inglês)

E então, queridos leitores Ultra Curiosos, podiam imaginar o que acontecia quando dois buracos negros se colidiam? Comenta pra gente aqui em baixo.

Quando você estiver se afogando no oceano faça isso!

Matéria anterior

10 coisas hilárias que aconteceram ao vivo na TV brasileira e mundial

Próxima matéria

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.