O que acontece quando você joga Coca-Cola no vaso sanitário?

POR Rafael Miranda    EM Curiosidades      03/03/15 às 19h18

A Coca-Cola é uma das bebidas mais famosas do mundo. No início, a bebida era alcoólica e tinha cocaína em sua composição. O inventor da bebida foi um farmacêutico chamado John Pemberton. Porém, ele nunca ganhou nada pela sua invenção.

Pemberton vendeu a Coca-Cola para o empresário Asa Griggs Candler, cujas táticas publicitárias levaram a bebida ao domínio do mercado de refrigerantes no mundo ao longo do século XX.

A empresa produz o produto concentrado, que depois é vendido para engarrafadores licenciados pela Coca-Cola em todo o mundo. Os engarrafadores, que detêm contratos de exclusividade territorial com a empresa, colocam a bebida concentrada em latas e garrafas junto com água filtrada e adoçantes. Os engarrafadores, em seguida, vendem, distribuem e comercializam a Coca-Cola para lojas de varejo e máquinas de venda automática.

Em 2013, os produtos Coca-Cola podiam ser encontrados em mais de 200 países ao redor do mundo, com mais de 1,8 bilhão de doses de bebidas da empresa consumidas diariamente. Com base na pesquisa da Interbrand em 2011, a Coca-Cola foi considerada a marca mais valiosa do mundo.

Muitas pessoas utilizam a Coca-Cola não só parar beber. Entre os seus usos, um bem estranho se destaca: limpeza de banheiros. Em um vídeo que está circulando pelo Youtube, uma mulher mostra como utilizar 600 ml de Coca-Cola para limpar de forma profunda o vaso sanitário.

Os ácidos presentes no refrigerante "quebram" as manchas presentes no vaso sanitário e limpam o porcelanato. Após jogar o líquido, recomenda-se deixar por 1 hora para que tenha um efeito melhor. Após isso, dê descarga. Pelo menos um pouco do limo deve ser dissolvido pelo ácido fosfórico da coca-cola.

Você também pode tentar usar limpadores de vaso naturais se o problema continuar. Mesmo que a coca-cola possa remover um pouco da sujeira e do limo acumulado no vaso, ela não é o agente de limpeza mais eficaz. O açúcar na coca-cola também pode deixar o vaso grudento e ser um vetor para outras bactérias.

Ácido Fosfórico

O ácido fosfórico é utilizado na fabricação de refrigerantes e também na fabricação de materiais de limpeza. Foi daí que surgiu o mito de que os refrigerantes à base de cola podem desentupir pias, por exemplo. O ácido fosfórico não faz mal para o nosso organismo, porque é essencial para o funcionamento das células de nosso corpo, sendo indiferente de onde ele provém.

Veja o vídeo

Rafael Miranda
Jornalista viciado em memes e amante da cultura pop.

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+