• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

O que acontece quando você liga para aquele número que está na caixa de cigarro?

POR Mateus Graff    EM Curiosidades      19/01/18 às 18h49

A Fatos Desconhecidos já fez matérias como 7 hábitos que são tão ruins quanto fumar cigarro e 16 motivos bizarros que vão te fazer parar de fumar. Pois bem, vocês que fumam já devem ter visto aquele recadinho na carteira de cigarro: "O Ministério da Saúde adverte: O uso dese produto causa morte por doenças do coração. Para de fumar. Disque Saúde 136". Mas e aí, alguma vez vocês ligaram nesse número?

Se a resposta for não, caro amigo, a gente conta para vocês o que acontece quando você liga para o número 136. A redação da Fatos Desconhecidos ligou e fez um resumo sobre as dicas para parar de fumar. Se você quer parar de fumar ou quer ajudar um fumante a parar, talvez nossa matéria possa te ajudar. Ao ligar, nos deparamos com quatro opções, confira todas elas abaixo:

Opção 1 - Como parar de fumar

A opção 1 dá dicas sobre como parar. Primeiro você deve marcar um dia e avisar as pessoas que convivem com você. São duas maneiras: a parada imediata ou parada gradual (reduzindo o número de cigarros por dia). Eles também aconselham a não guardar nada que lembre cigarro e procurar algo que gosta de fazer (para ocupar a cabeça). Fazer uso de balas e chicletes para acabar com a fissura também é indicado. Eles também alertam que ao deixar de fumar, você poderá ter sintomas como ansiedade, dores de cabeça, irritação, entre outros.

Opção 2 - Para ajudar alguém a deixar de fumar

Eles ressaltam que é preciso alertar a pessoa sobre as doenças  causadas pelo cigarro. Falar para ela marcar uma data para parar de fumar e avisar as pessoas sobre essa importante decisão. Fazer coisas que gosta quando sentir vontade de fumar e fazer uso de balas e chicletes também é indicado para quem quer parar com o tabaco. Também é importante o apoio das pessoas próximas.

Opção 3 - Sobre os  benefícios obtidos ao parar com tabaco

Segundo o Ministério da Saúde, os benefícios são:

Depois de 20 minutos sem fumar sua pressão sanguínea e pulsação voltam ao normal.

Após duas horas sem fumar não tem mais nicotina no seu sangue.

Após 8 horas sem fumar o nível de oxigênio normaliza.

Após 2 dias sem fumar seu olfato e paladar melhoram.

Após 3 semanas sem fumar a respiração fica mais fácil e a circulação melhora.

Depois de 5 a 10 anos sem fumar, o risco de sofrer infarto é igual ao de uma pessoa que nunca fumou.

Opção 4 - Sobre os sintomas que podem aparecer ao parar com o tabaco

Os sintomas ao deixar de fumar são passageiros, podendo permanecer por algumas semanas, mas desparecem com o passar do tempo. Os sintomas mais comuns são dores de cabeça e tontura. Tosse não deve ser visto como um ponto negativo, pois sem o cigarro o ex-fumante tem condições de expulsar as substâncias nas vias respiratórias que faziam mal a saúde, inaladas enquanto fumava. Importante é saber que qualquer sintoma será limitado e desaparecerá em pouco tempo.

Mas e aí, você já tinha ligado para o número 136? Acha que realmente pode ajudar as pessoas a pararem de fumar? Comentem!




Matérias selecionadas especialmente para você

Mateus Graff
https://www.instagram.com/mateusgraff/ https://www.facebook.com/mateus.adjutomartinsgraff
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+