Curiosidades

O que acontece se fotocopiarem um espelho?

0

Aparentemente, ninguém tinha se perguntado isso, até que alguém lançou essa pergunta no Quora. Esse é um site de compartilhamento de conhecimento, onde as pessoas fazem perguntas, e outras pessoas compartilham o que sabem a respeito. O lema do site é: faça uma pergunta, obtenha uma ótima resposta. Ou seja, qualquer coisa que você imaginar e quiser saber, sempre terá alguém que pode te ajudar, ou pelo menos, que vá tentar. Originalmente, alguém se questionou a respeito do que acontece se fotocopiarem um espelho, e outra pessoa decidiu fazer isso na prática, para descobrir da melhor maneira.

Se alguém fotocopiar uma folha de papel preta, ela ficará preta. Se fotocopiar uma folha de papel branca, ela ficara branca. Isso todo mundo sabe, mas e um espelho? Se você colocar um espelho virado para baixo em um fotocopiada, o que acontece? Ele fica preto também? Como se explica isso? Descubra a seguir.

Fotocopiadora

Para descobrir o que acontece ao fotocopiar um espelho, um colaborador do site Quora utilizou um espelho redondo de tamanho regular bem comum. Ele o digitalizou através de uma mesa digitalizadora da Canon. E o resultado que ele chegou foi um tanto quanto distante do que é um espelho normal. Na verdade, o resultado foi que a área de vidro do espelho ficou totalmente preta.

Mas se o espelho não era preto, por que isso aconteceu? Onde foi parar o brilhante espelho de vidro, que todo mundo esperava ver? Para entender isso, e como se chegou a esse resultado, é preciso entender como o scanner funciona em termos técnicos. Quase todo mundo sabe como funciona o aparelho. Você coloca lá uma folha, geralmente um tipo de documento ou foto, e a imagem é reproduzida fielmente, variando apenas a sua coloração em alguns casos.

Existem diversas variações da configuração da máquina mas, nesse caso, foi usada a sua configuração mais básica. Primeiro, vamos entender o que acontece quando você coloca um documento de papel tradicional, na cama de vidro para digitalizar.

Primeiro, uma fonte de luz irá iluminar o documento através da cama de vidro. A fonte de luz irá se mover, ao longo de uma trilha, enquanto o documento está sendo “digitalizado”.

Em seguida, o documento será refletido em um espelho angular, que também se move ao longo de uma trilha, na mesma velocidade. E então, o reflexo do primeiro espelho é capturado, por um espelho fixo, na outra extremidade da máquina de scanner. E finalmente, a imagem do espelho fixo é capturada por um dispositivo com carga acoplada, ou CCD, e agora está pronta para ser salva em seu computador.

Fotocopiando um espelho

Agora, que já sabemos o processo de fotocopia tradicional, vamos entender o que acontece, quando você troca esse documento, por uma superfície espelhada.

Basicamente, tudo funciona da mesma forma, exceto pelo fato de que o espelho móvel do scanner irá ver, não um documento, mas um reflexo do que está embaixo. E o que está embaixo é a base interna do scanner, que é escura.

Ou seja, a digitalização, nesse caso, irá capturar essencialmente um reflexo escuro. Talvez, no meio disso, algumas impressões digitais ou arranhões leve, mas definitivamente nenhum objeto brilhante.

Por que as borboletas não conseguem voar em linha reta?

Matéria anterior

Conheça o PAL-V, o carro voador que chegará ao mercado em 2020

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos