O que acontece se uma pessoa colocar soda cáustica sobre a pele?

POR Magno Oliver    EM Curiosidades      03/08/15 às 17h55

O perigo mora em casa e é muito utilizado para limpeza de cômodos em geral, desentupimento de pias e, principalmente, fazer sabão caseiro com álcool. Estamos falando da famosa soda cáustica ou hidróxido de sódio, a preferência é sua no nome.

A soda cáustica é um produto muito perigoso, de alto poder de corrosão e fácil de se queimar, quando é manipulada. Sempre que você for mexer com esse produto, é precisa tomar bastante cuidado usando luvas e mantendo as crianças e o próprio corpo longe para não ter problemas.

Mas o que acontece se a gente ingerir ou colocar o produto sobre a nossa pele? Como será que ela age?

hidroxido de sodio

Basicamente, a soda cáustica ou hidróxido de sódio (NaOH) é uma substância química em que geralmente você adquire em atacados, supermercados e utiliza bastante para fazer o sabão com álcool, além de desentupir sanitários, pias e remover pequenas sujeiras no chão ou qualquer lugar. A soda possui um aspecto granulado que se assemelha bastante ao sal grosso.

Na indústria, ela é usada para a fabricação de tecidos, detergentes, biodisel, alimentos, papel, entre vários produtos.Quando entra em contato com a pele humana, ela começa a causar danos e queimação de forma silenciosa e provocar sérios danos à sua saúde. Veja as partes do seu corpo que ela mais provoca danos à saúde:

1 - Olhos

maquiagem-olho-lapis-rimel-01

Se entrar em contato com os seus olhos, a soda cáustica pode causar danos à córnea ou o tecido conjuntivo, além de provocar graves queimaduras no globo ocular.

2 - Se engolir

maushabitos_gastrite1_196111112730511

A soda pode comprometer seriamente os seus órgãos internos, se ingerida. Ela pode atingir o sistema gastrointestinal e chegar a derreter ou queimar em altos níveis as paredes que compõem os seus órgãos, perfurar os tecidos e causar estenose no esôfago.

3 - Inalação

sinusite

Se você inalar os gases da soda cáustica, você terá irritações no trato respiratório, perda do sentido, náuseas, vômitos, fraqueza, falta de coordenação, além de tosse e desconforto no peito.

4 - Pele

img_1_27_1086

A soda cáustica em contato com a pele pode corroer o tecido, irritação e causar queimadura na pele de nível I, II e III graus. Os sintomas vão desde irritações leves até úlceras graves.

 

 

Magno Oliver
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+