O que acontece se uma pessoa decidir parar de tomar banho?

POR Thamyris Fernandes    EM Ciência e Tecnologia      10/11/14 às 20h54

Bom, caro leitor, a pergunta parece estranha, nós sabemos; e a resposta parece muito óbvia, não é? Especialmente em um país quente como o nosso, o mais provável é que esse indivíduo começasse a feder milhares de odores desagradáveis ao mesmo tempo e começasse a perder os amigos.

Acontece, no entanto, que esse é apenas um dos efeitos colaterais que a falta de banho pode trazer para a vida de uma pessoa. Isso porque, além, do cheiro nada agradável, o "cascão" - personagem da Turma da Mônica que não gosta de se banhar - teria problemas muito mais sérios, relacionados mesmo à saúde.

tchau



Aliás, a maioria dessas complicações seriam causadas por meio e por causa da pele, que acumula uma quantidade incalculável de sujeiras, aumentando a probabilidade da pessoa pegar uma infecção, por exemplo. Não entendeu nada, não é mesmo? Calma que a gente explica.

A pele humana, que está presente em toda parte externa de nosso corpo, conta com cerca de 2,6 milhões de glândulas sudoríparas, que são as responsáveis pelo suor. Elas, aliás, fazem com que a gente perca boas quantidades de líquidos por dia, que saem junto com uma parte da gordura do organismo e ficam impregnados nos minúsculos pelos que cobram todo nosso corpo.

2

Por mais que a gente não perceba esse processo, o que acontece é que uma camada de sujeira acima do normal começa a se acumular sobre a pele não higienizada. Isso, por sua vez, acaba servindo de atrativo para germes e bactérias que estão no ambiente e que costumam se hospedar nessa camada mais externa do corpo humano.

Até aí tudo bem. Acontece que todo esse acúmulo de sujeitas e de suor costuma resultar coceiras por toda parte. Mas a intensidade desse "coça-coça" pode ser tão forte que a pessoa, normalmente, provoca pequenas feridas na pele  na hora de se aliviar do "sofrimento". Quando isso acontece o organismo fica exposto a todos esses agentes de enfermidades, que se caírem diretamente na corrente sanguínea podem causar séries infecções. Entendeu?

"Futum"

3

Agora, só para terminar esse assunto sobre o suor, as pessoas precisam saber que não é o fluído em si que fede. O mau cheiro de uma pessoa que está muito suada ou que não tomou banho é, na verdade, resultado de bactérias que metabolizam as proteínas e os ácidos graxos liberados pelo suor sobre a pele, os pelos e os cabelos. (Clique para ler também: 10 declarações sobre higiene íntima de celebridades que vão te deixar com nojo).

Ahh... e antes de terminar, não custa nada acrescentar: se você estiver sem tomar banho, acredite no nariz de seu amigo! Normalmente quem não está cheirando bem acaba não sentindo o odor desagradável que seu próprio corpo está exalando, até porque se acostuma com o "futum"!

Thamyris Fernandes
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+