Ciência e TecnologiaCuriosidades

O que aconteceria se todo o gelo da Terra derretesse em um dia?

0

Estamos constantemente lidando com os problemas decorrentes das mudanças climáticas, o aquecimento global que o diga. Além de várias outras crises ambientais. O que não faltam são motivos para se preocupar com o futuro do nosso planeta. Mas se isso não é preocupante o bastante, imagine uma situação hipotética, onde todo o gelo do planeta Terra derretesse. Não precisa ser nenhum especialista para saber que isso não seria nada bom.

O fato é que noventa e nove por cento de todo o gelo de água doce do planeta está no topo da Groenlândia e da Antártica. Naturalmente, a cada ano, esse gelo derrete um pouco no oceano. Mas é claro, que em um quantidade segura. De forma natural, levariam centenas ou até milhares de ano para que todo esse gelo derretesse. Mas, vamos imaginar que um fenômeno inesperado causasse um derretimento global maciço, da noite para o dia? Essas seriam as consequências. Mas já vamos adiantando, nenhuma delas é favorável.

O derretimento do gelo

Muitos de nós estaríamos dormindo, enquanto o nível do mar subiria 66 metros em apenas um dia. Cidades costeiras do mundo todo se afogariam rapidamente em uma inundação apocalíptica. O que forçaria até 40% de toda a população mundial a sair de suas casas, em meio a uma fuga.

Isso é só para começar. O caos acima do solo seria terrível, mas abaixo, também aconteceria algo igualmente sinistro. Isso porque a água salgada crescente se infiltraria, nas reservas de água subterrânea, forçando o seu caminho para os aquíferos de água doce mais próximos. Isso mesmo, aqueles que fornecem água potável para os seres humanos. Sim, todos esses aquíferos seriam destruídos. O que é obviamente péssimo.

Mas isso nem é o pior de tudo. O 1% restante de água doce, que não faz parte do gelo da Groenlândia ou da Antártica, está em geleiras no interior. As geleiras do Himalaia representam uma das maiores ameaças dentro desse cenário hipotético. Isso devido ao que está preso no seu interior, que no caso, são produtos químicos tóxicos, como o diclorodifeniltricloroetano ou DDT.

Não há muito tempo atrás, os cientistas descobriram que as geleiras podiam armazenar esses produtos químicos por décadas. Mas, no caso do derretimento completo, essas geleiras liberariam esses produtos tóxicos em rios, lagos e reservas de água subterrânea. Isso causaria o envenenamento de cada um deles.

As consequências

Outro problema devastador, seria o degelo do que chamamos de permafrost, uma matéria orgânica congelada no solo há mais de dois anos. O problema mais imediato do derretimento do gelo do permafrost sereia o envenenamento por mercúrio. Especialistas, estimam que existam pelo menos 15 milhões de galões de mercúrio armazenados no permafrost do Ártico.

Além do mais, a matéria orgânica do permafrost é uma ótima refeição para os microrganismos. Depois de digerirem tudo isso, iriam soltar dois gases do efeito estufa: o dióxido de carbono e o metano. Segundo especialistas, isso poderia aumentar drasticamente os níveis atuais de gases do efeito estufa na atmosfera. O que ocasionaria o aumento das temperaturas globais em 3,5 graus Celsius em comparação ao que é hoje.

Ou seja, poderia dizer adeus a era glacial europeia e aos rios e lagos ao redor do mundo. Eles evaporariam rapidamente em temperaturas mais altas, o que causaria secas em massa e climas desérticos. E com todo esse vapor extra de água na atmosfera, aumentaria também o número de tempestades, inundações e furacões, que seriam cada vez mais frequentes e fortes.

Então, nesse cenário caótico, os seus planos de morar no litoral iriam literalmente de água abaixo. E aqueles, que moram nesses lugares, seriam obrigados a migrar em massa, para outros lugares longe das costas.

Enfim, felizmente, é muito improvável que isso aconteça. Mas, mesmo assim, se não fizermos algo pelo planeta o quanto antes, situações tão drásticas quanto essa, podem se tornar realidade.

Ele se tornou aluno da universidade que construiu

Artigo anterior

Elefantes morrem após tentarem salvar uns aos outros

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido