Nós já fizemos matérias com os 25 últimos desejos de pessoas à beira da morte que vão tocar o seu coração e 7 últimos pedidos inacreditáveis de condenados ao corredor da morte. Pois bem, a BBC resolveu fazer algo diferente e perguntou as pessoas que lidam com isso. Várias enfermeiras foram entrevistadas e revelaram o que as pessoas mais dizem antes de morrer.
As enfermeiras entrevistadas são especializadas em cuidados paliativos e de pacientes com câncer do hospital da Universidade Royal Stoke, no Reino Unido. A intenção era descobrir o que se passa na cabeça de pessoas que estão em estado terminal e quais são os seus últimos desejos.
A enfermeira Dani Jervis diz que alguns dos pacientes pedem seu drink favorito. Já Carina Lowe, diz que alguns pedem apenas uma xícara de chá. Angela Beeson afirma que se lembra de uma idosa que estava internada em uma área bem mais movimentada do hospital. No caso dessa idosa, como seu marido também ficou doente, ela só pedia para que suas camas ficassem uma do lado da outra. “Deitados um ao lado do outro, de mãos dadas, vi eles cantando juntos. Os dois morreram naquela ala, com dez dias de diferença um do outro”, disse Angela.
Enquanto algumas pessoas perdem as pessoas queridas, outras perdem seus animais de estimação. Louise Massey afirma que “ver a alegria no rosto de uma pessoa quando ela está morrendo e seu cachorro vem visitar é algo que não tem preço.”
A enfermeira Nick Morgan relatou o seguinte: “Já tivemos uma vez um border collie e um pastor alemão deitados na cama com um senhor. Esse era seu desejo final.”
Louise Massey se lembra que um paciente que estava morrendo e parcialmente consciente. Ele disse que “estava feliz de morrer, porque havia tido um vislumbre do céu, que era um lugar maravilhoso e que não tinha mais medo de partir.”
Morgan diz que algumas pessoas parecem até ter premonições sobre a morte. Morgan recorda o seguinte: “Pessoas já disseram: ‘Completo 80 anos em algumas semanas. Vou ter minha festa de aniversário e depois eu vou partir’. E, estranhamente, vimos isso acontecer”. De arrepiar ou não?
Jervis acredita que é possível ter “uma boa morte”. Para ela, “a comunicação é essencial”. Para Beeson, o seu trabalho acabou com o medo da morte e até mudou a forma como ela lidava com o assunto.
Mas e você, faria algum pedido antes de morrer? Não esqueça de deixar o seu comentário!