Se você perguntar hoje a uma criança o que ela quer ser quando crescer, há uma grande chance de ela responder jogador de futebol. Isso porque, além do futebol ser considerado o esporte mais famoso do planeta, a ideia de fazer fama e ganhar fortuna fazendo o que gosta, é muito tentadora. Contudo, nem tudo que acontece dentro de campo são coisas boas. Como, por exemplo, a tragédia com Izquierdo, do Nacional.
A morte do jogador, que aconteceu na terça-feira dessa semana traz consigo coincidências trágicas com o falecimento de Serginho, do São Caetano, que aconteceu 20 anos atrás. Isso porque os dois zagueiros morreram por conta de paradas cardiorrespiratórias que aconteceram no Morumbi, atualmente chamado de MorumBIS, e em jogos contra o São Paulo.
Tragédia de Serginho
No caso de Serginho, ele morreu no dia 27 de outubro de 2004, em uma partida do Campeonato Brasileiro contra o São Paulo no estádio. Na época, ele tinha 30 anos e caiu no gramado nos 14 minutos do segundo tempo. Por mais que ele tenha recebido atendimento ainda no gramado, Serginho acabou morrendo minutos depois no Hospital São Luiz, em São Paulo.
Por conta dessa tragédia, todos os jogos começaram a ter como protocolo desfibriladores e ambulâncias dentro dos estádios.
Oito meses antes de morrer, Serginho teve um arritmia detectada por um exame feito no Instituto do Coração. Mesmo depois disso, na época, Paulo Donizetti Forte, médico do do São Caetano, disse que isso não teria riscos para a atuação do zagueiro.
Contudo, de acordo com um prontuário médico do Incor, assinado pelo médico Edimar Alcides Bocchi, Serginho corria “risco de morte súbita”. Quando o zagueiro faleceu, o médico do time voltou atrás e disse que tudo aconteceu por conta de uma fatalidade.
Depois da morte de Serginho, Nairo Ferreira de Souza, então presidente do São Caetano, e o médico do clube foram denunciados pela promotoria do MP de São Paulo por homicídio culposo, sem intenção de matar. Entretanto, em 2013 o caso foi arquivado.
Tragédia de Izquierdo
Agora, também em um dia 27, o zagueiro Juan Izquierdo, do Nacional, morreu aos 27 anos. Na última quinta-feira, aconteceu o jogo de volta das oitavas de final da Copa Libertadores entre São Paulo e Nacional-URU no Morumbi. Quando o jogo já estava em sua reta final, Izquierdo, que tinha entrado no intervalo, caiu sozinho no campo.
Depois disso, os outros jogadores sinalizaram apreensivos para que o zagueiro fosse atendido logo. Então, uma ambulância entrou no campo, Izquierdo foi imobilizado e levado do estádio para a unidade do Morumbi do Albert Einstein.
Contudo, na terça-feira dessa semana, depois de passar cinco dias internado, a tragédia de Izquierdo se confirmou. “O Hospital Israelita Albert Einstein informa, com pesar, o falecimento do Sr. Juan Manuel Izquierdo, ocorrido nesta terça-feira, 27 de agosto de 2024, às 21h38, em decorrência de morte encefálica após uma parada cardiorrespiratória associada à arritmia cardíaca”, informou o documento.
Fonte: CNN