Ciência e Tecnologia

O que diabos é esse bicho? Descubra na matéria!

0

O que seria esse bizarro animal? É realmente um animal? Bom, ele é um tipo de animal invertebrado conhecido como ninfa marinha ou Nemertea. São animais tipicamente aquáticos, havendo alguns poucos terrestres vivendo em locais úmidos. São tipicamente de vida livre (não precisam de hospedeiro para viver), com algumas espécies parasitárias. Tem um corpo semelhante ao dos vermes, porém, um pouco mais comprido, alongado e espesso.

A maioria dos animais desse tipo são pálidos, mas existem algumas ninfas marinhas com cores brilhantes (amarelo, vermelho, laranja). Nesse caso eles são chamados também de rainbow worms (vermes arco-íris). Ele é maior que os vermes comum devido o desenvolvimento do sistema circulatório com algumas mudanças que os tornaram mais  robustos e ativos. Devido esses fatores, as ninfas marinhas são capazes de desenvolver atividades alimentares e digestivas mais complexas como a que você vai ver no vídeo abaixo.

https://www.youtube.com/watch?v=mxtKxlR5yqM

Esses animais alimentam-se de pequenos invertebrados, utilizando a “probóscide” para captura dos mesmos. Essa estrutura branca bizarra que você viu no vídeo que é a probóscide. Ela enrola-se ao redor da presa, lançando secreções neurotóxicas pegajosas que auxiliam na apreensão e morte da presa. Depois que o vídeo se tornou um viral nos EUA, muitos estão especulando que o verme seja da espécie Gorgonorhynchus.

Esse verme bizarro se difere dos outros Nemertea justamente pela probóscide. Essa estrutura é uma espécie de apêndice alongado que se localiza na cabeça de algumas espécies de animais. Em vermes nemertinos, a probóscide é maior que o corpo do animal, adquire a função de captura de alimentos, defesa e locomoção

O formato desses pequenos e nojentos animais varia conforme a espécie. Algumas são dotadas de um pequeno estilete, que é usado para injetar nas presas um fluido tóxico. Outras, que não possuem estilete, usam uma secreção pegajosa excretada por papilas presentes na probóscide para capturarem sua presa.

5 catástrofes causadas por pessoas idiotas

Matéria anterior

11 segredos que quase ninguém sabe sobre a Coca-Cola

Próxima matéria

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.