Curiosidades

O que é e como surgiu o Novembro Azul?

0

Como todos sabem, o mês de outubro é voltado para a conscientização sobre o câncer de mama. E novembro? Bom, novembro coloca em pauta outro tema importante: o câncer de próstata. Como os homens também precisam cuidar da saúde, nós, aqui da Fatos Desconhecidos, decidimos, hoje, falar sobre o assunto.

Antes de falar sobre conscientização, é importante retratar alguns dados. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de próstata, aqui no Brasil, é o segundo mais comum entre os homens.

Basicamente, para se ter um diagnóstico, é preciso realizar um exame de toque retal. O exame ainda gera polêmicas, afinal, muitos homens sentem certo receio em realizá-lo, por conta do preconceito.

Devido a tal cenário, o tumor de próstata, atualmente, é a segunda principal causa de morte por câncer. Segundo o portal de notícias Med Prev, a cada 36 homens diagnosticado com a doença, um vem a óbito. Quando detectado precocemente, o tratamento, obviamente, é menos invasivo e, além disso, oferece mais chances de cura.

Para tentar mudar tal realidade, criou-se a campanha Novembro Azul, cujo objetivo principal é quebrar todos tabus que norteiam a doença e conscientizar os homens sobre o quão importante é cuidar da saúde.

Novembro Azul

A campanha de conscientização Novembro Azul nasceu em 2003, em Melbourne, na Austrália. A ideia partiu de dois amigos, Travis Garone e Luke Slattery. Ambos se divertiam em um bar quando, de repente, começaram a cogitar se ficaram bem ou não de bigode.

Na época, o bigode estava fora de moda. Mas como a imaginação é campo fertil, os dois amigos lembraram, na mesma ocasião, da campanha da mãe de um colega, que levantava fundos para combater o câncer de mama.

Foi exatamente nesse momento, que Travis e Luke tiveram brilhante ideia de associar o bigode com uma campanha de conscientização sobre a saúde masculina. Os dois, então, escolheram o mês de novembro para deixar o bigode crescer. E por que novembro? Porque no dia 17, já se comemorava o Dia Mundial do Combate ao Câncer de Próstata.

A brincadeira ganhou força e cerca de 30 amigos resolveram se juntar a eles. A história se espalhou. Um ano depois surgiu a Movember Foundation. O nome nada mais é que a junção das palavras moustache (“bigode”) e November (“novembro”).

A Movember Foundation foi criada para arrecadar fundos para o combate ao câncer de próstata. As doações eram recebidas por meio de uma plataforma online. lém da fundação. A plataforma também permitia que os homens compartilhassem fotos da evolução de seus bigodes durante o mês.

A campanha, ao longo do tempo, aderiu mais participantes e se espalhou por mais de 20 países. O Movember só chegou ao Brasil em 2008, com o auxílio do Instituto Lado a Lado pela Vida e da Sociedade Brasileira de Urologia.

Quando chegou aqui, a campanha teve como lema “Um Toque, Um Drible”. Hoje, o Novembro Azul é marcado por diversas ações de divulgação sobre o câncer de próstata. Para conscientizar e informar, disponibiliza-se palestras sobre medidas de prevenção e campanhas para a realização do exame físico (toque) e do PSA (exame de sangue que detecta alterações do antígeno prostático específico, que podem ser indicativas dessa neoplasia).

8 provas de que você ainda não viu de tudo na vida

Artigo anterior

Homem decide casar consigo mesmo após término do noivado

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido