CuriosidadesMundo Afora

O que é o Furacão Dorian? E quais os estragos que ele pode fazer?

0

Os furacões nada mais são do que redemoinhos de tempestade gigantes que assolam várias regiões da Terra. Conhecemos eles bem principalmente pela frequência com que acontecem na América do Norte e também com que aparecem na cultura pop ocidental. Felizmente, esse fenômeno não é muito frequente no Brasil.

Um desses furacões conhecidos e esperados é o furacão Dorian. Ele está previsto para ser uma tempestade de categoria quatro com ventos que chegarão a 200 quilômetros por hora quando ele atingir o território dos EUA, na segunda-feira.

Esse furacão está caminhando pelas Ilhas Virgens Britâncias e pelos EUA e também pegando Porto Rico com chuvas na quarta-feira. E ele continuou se movendo para noroeste no Atlântico na manhã de quinta-feira com ventos até 120 quilômetros por hora.

Caminho

É esperado que as águas quentes fortaleçam o furacão. Ele está no caminho para a ilha de Grand Bahama, no domingo, e provavelmente vai passar por algum lugar ao longo das costas da Flórida ou da Geórgia na manhã da segunda-feira.

Como ainda faltam quatro dias para a possível passagem do furacão, os pontos de aterrisagem ainda são vastos. Eles vão desde Florida Keys, até o sudeste da Geórgia. E segundo Chad Myers, um meteorologista, o centro pode parar no mar um pouco antes e deixar as suas bandas externas banharem uma parte grande da Flórida com muita chuva.

“Isso é forte potencial de chuva. Não será uma tempestade compacta quando chegar lá”, disse Myers.

Os lugares que serão afetados nos EUA vão sentir ventos fortes e tempestades tropicais, com os ventos chegando a pelo menos 39 quilômetros por hora no começo da noite de sábado. O centro do furacão pode parar antes de chegar na terra. E isso pode pegar cidades com centímetros de chuva por horas.

“As pessoas precisam estar prontas antes do domingo”, disse Ken Graham, diretor do Centro Nacional de Furacões.

Áreas

Autoridades como o governador da Flórida, Ron DeSantis, pediu que as pessoas se planejem e tenham em suas casas comidas e remédios disponíveis para pelo menos sete dias. E as pessoas que moram em regiões costeiras já estão limpando as prateleiras dos supermercados.

Além de comida, várias pessoas também estavam estocando combustível na quinta-feira. Em uma cidade a 40 quilômetros a nordeste de Orlando, em Port Orange, Brooke Koontz encontrou as prateleiras de pão e água quase vazias em um Walmart.

Em várias lojas foram vistas filas longas e poucos suprimentos. Mais de 25 municípios declararam estado de emergência. E várias autoridades estão pedindo que seus moradores se preparem.
“Consiga água, gás e dinheiro nos caixas eletrônicos. Quanto mais ouvimos sobre essa tempestade, parece grave”, disse o prefeito de West Palm Beach, Keith James.

Ilhas Virgens

O furacão Dorian limpou o mar do Caribe, mas antes disso ele atacou as Ilhas Virgens Britânicas e dos EUA. Ele veio primeiro como uma tempestade tropical e depois como um furacão de categoria 1.

O estado de emergência foi declarado pelas autoridades quando as árvores caíram e os fios de energia caíram nas ilhas.

“Uma hora depois de sua passagem, a Autoridade de Água e Energia das Ilhas Virgens mobilizou equipes para realizar uma avaliação de danos. Começamos imediatamente a restauração do serviço. As equipes agora estão dispersas abordando falhas isoladas ou de bolso em alguns locais”, disse Greaux.

O dia em que Hitler foi considerado um ‘’herói’’

Matéria anterior

Quem disse essa frase famosa em Game of Thrones? [Quiz]

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar