Curiosidades

O que é senescência negligível e quais animais não envelhecem como os humanos?

0

O nosso planeta é extremamente grande e, é claro, diverso. É impossível falar sobre diversidade sem citar os animais. Existem milhões de espécies e cada uma delas tem características especiais, como por exemplo, aquelas que não envelhecem como os humanos. Conforme o tempo vai passando, o risco de morte deles vai ficando estável ou até diminui. Isso é chamado de senescência negligível.

Por conta dessas características que esses animais são estudados para que pistas a respeito da biologia humana sejam entendidas e a saúde seja melhorada.

O primeiro ponto é entender o que é senescência. Segundo a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, esse termo tem relação com mudanças no organismo porque foi observado espécies que envelhecem sem envolver doenças. Por exemplo, nos humanos a perda de memória não causada pelo Alzheimer é senescência.

Senescência negligível

One kind planet

No caso da senescência negligível, ela acontece quando o risco de morte não aumenta com o passar do tempo e aumento da idade. De acordo com estudos recentes, algumas espécies que tem uma longevidade grande não mudam sua expressão genética como as outras. Contudo, o motivo pela senescência mais lenta de alguns animais ainda não é 100% compreendido.

A ideia de senescência negligível foi contestada em um estudo publicado, em 2022, na revista Ecology and Evolution através de modelos matemáticos e dados simulados. Conforme o estudo, a magnitude do aumento da mortalidade é subestimada. Isso porque as taxas de mortalidade podem mostrar uma tendência de queda conforme a idade aumenta, mas voltar a crescer com o envelhecimento.

Essa qualidade é bastante estudada. Por exemplo, em um estudo de 2022 que analisou espécies de tartarugas que viviam em zoológicos e aquários. Concluíram que  75% de 52 espécies tinha senescência lenta ou negligível. Conforme esse estudo, a senescência reduzida nas tartarugas pode ter relação com melhoras nas condições ambientais.

Além delas, outros exemplos de senescência negligível são o molusco quahog, que pode viver mais de 400 anos e o rato-toupeira, que pode viver 28 anos.

Fonte: Olhar digital 

Imagens: One kind planet

NASA vai decidir só em 2026 como trazer amostras de Marte para a Terra

Artigo anterior

Esse bicho parece uma pedra com órgãos dentro e é comestível

Próximo artigo