Curiosidades

Esse bicho parece uma pedra com órgãos dentro e é comestível

0

A natureza é uma caixinha de surpresa. Sempre que a abrimos ou a tocamos, nos deparamos com algo novo. Até mesmo os que se consideram mega exploradores ainda se surpreendem com as mudanças ou com os segredos que, aos poucos, a mãe natureza revela. Pensar que os animais são seres previsíveis é uma coisa que as pessoas não devem fazer. Por exemplo, esse bicho que parece uma pedra, tem órgãos dentro e é comestível.

Esse bicho pedra existe nas costas do Chile e do Peru e é chamado Pyura chilensis. Olhando à primeira vista, o animal pode parecer um ouriço-do-mar ou uma pedra com vários órgãos dentro, e o mais interessante é que mesmo com uma aparência estranha, ele é comestível.

O que se parece com uma pedra é, na realidade, “túnica” de tunicina, uma característica do subfilo Tunicata. Além disso, ela abriga milhares de piures. A parte comestível desse piure é a massa vermelha que fica dentro da estrutura escura e resistente. Ele é encontrado nas costas chilenas e peruanas e tido como uma iguaria.

Bicho pedra

Olhar digital

Como se não bastassem todas essas características fora do comum, esse bicho pedra parece “sangrar” por causa da sua cor vermelha nos tecidos moles. Os piures tem sangue, mas ele não tem cor por causa da alta concentração de vanádio, um metal prateado.

Por mais que esse metal seja tóxico, em grandes quantidades, para a maior parte dos organismos, não é sabido como os piures o armazenam e nem quais são os impactos que o consumo desse bicho pedra tem para a saúde humana.

Outro ponto interessante é a reprodução do piure. Eles nascem machos, mas quando chegam na puberdade se tornam hermafroditas. Além disso, se eles estiverem sozinhos eles conseguem se reproduzir por autofecundação.

Fonte: Olhar digital 

Imagens: Olhar digital 

O que é senescência negligível e quais animais não envelhecem como os humanos?

Artigo anterior

Saiba como beber água gelada pode te ajudar a perder calorias

Próximo artigo